Destaques Geral

Horário de Natal começa no dia 11 com lojas até às 21h

11 de novembro de 2023

Foto: Arquivo FM.

Ézio Santos

PASSOS – O horário especial do comércio de Passos para o Natal 2023 começa no dia 11 de dezembro com ampliação de uma hora no funcionamento durante a semana anterior à do Natal, de 11 a 15, e também no sábado (23), antevéspera do feriado. Nesse período, as lojas abrem às 9h e fecham às 21h. Em anos anteriores, o horário especial na primeira semana era até às 20h.

No período que antecede o Natal, entre os dias 18 e 22, as lojas devem permanecer abertas das 9h às 22h. No domingo, véspera do feriado, o comércio funciona das 9h às 17h. A expectativa é que as vendas superem o movimento dos últimos anos com um clima natalino sem resquícios das restrições impostas pela pandemia e seus efeitos na economia.

Neste mês, os sindicatos dos Empregados no Comércio de Passos e Região (SinCom) e do Comércio Varejista (SindPass) fecharam um acordo para o horário especial de Natal no município.

De acordo com informações dos dois sindicatos, durante a vigência do horário especial de Natal, em caso de hora extra, os trabalhadores devem receber em espécie e com 100% sobre o valor normal da hora, para até duas além da jornada habitual. Acima de duas horas extras, elas poderão ser compensadas por meio de banco de horas.

O acordo entre os dois sindicatos prevê o pagamento de R$ 22 por dia como auxílio-alimentação para os funcionários do comércio que trabalharem entre os dias 11 e 24 de dezembro, e de R$ 52,50, a título de compensação, no período de 17 a 24.

“Torço para que não haja anormalidades entre os dias 11 e 24 de dezembro. As diretrizes de datas e horários foram traçadas e que sejam boas para ambos lados”, afirma David Oliveira, presidente do (SindCom).

“Como representante dos negociantes, também peço aos comerciantes, firmeza nas decisões que venham trazer bons resultados financeiros, porque a cidade ganha com isso, nos casos de novos investimentos e a consequente geração de mais empregos”, disse o presidente do SindPass, Gilson Ribeiro Madureira.

Para Madureira, esse deve ser o primeiro Natal sem nenhum tipo de restrição por conta da pandemia de covid 19 e a expectativa é que as vendas sejam melhores que as dos últimos natais. “Como ano passado, quando o país estava voltando à normalidade, as vendas foram fracas em razão do receio da doença voltar, agora, a expectativa é de ser até melhor que 2018”, aponta o presidente do SindPass.

A abertura das lojas além do horário habitual, é o grande trunfo dos donos de loja, porque aproveitam o clima natalino para decorá-las e as ofertas especiais de fim de ano nas vitrines. Nós estamos a serviço dos clientes, por isso, colocar em prática o melhor atendimento por parte dos atendentes, gera a perspetiva de ótimas vendas, ruas movimentadas e o comércio varejista em alta”, disse confiante, Madureira.