Cidadania Destaques

Grupo promove caminhada no Dia da Síndrome de Down

20 de março de 2023

o objetivo é alertar para a conscientização da população sobre a data./ Foto: Reprodução.

Débora Meira

PASSOS – O grupo “Down um Abraço” realiza, nesta terça-feira, 21, uma caminhada para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. A ação tem início às 9h, na Praça do Rosário, e os participantes vão caminhar até a Praça da Matriz, no centro de Passos.

De acordo com Márcia Silveira, que integra o grupo e é uma das organizadoras da caminhada, o objetivo é alertar para a conscientização da população sobre a data e pela busca de igualdade e respeito às pessoas com down. “Todos dentro da sociedade somos iguais, embora eles tenham características, necessidades, anseios e potencialidades diferentes”, disse.

“A população tem seus nichos específicos e se tratando de um dia útil e em horário comercial, nós esperamos receber de 30 a 80 pessoas para a caminhada. Caso esteja chovendo, terá uma minicarreata no entorno da praça e uma atividade no palácio da cultura”, comentou Márcia.

Segundo ela, o grupo surgiu em 2021 a partir de uma conversa entre mães e futuras mães de crianças com a síndrome de Down. Atualmente 40 membros compõem o “Down um Abraço”.

De acordo com a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Rosimeire Sabino Silva, a maioria dos alunos devem participar a caminhada. “Disponibilizaremos um ônibus para irmos até a praça, com aproximadamente 23 pessoas, sendo 18 alunos e cinco funcionários da instituição”, comentou.

Números

De acordo com o Dr. Julio Muzetti, neuropediatria da Santa Casa de Passos, a estimativa nacional de incidência de síndrome de Down é de 1 para 700 partos em média, mas pode oscilar. O diagnóstico é clínico associado ao exame genético do cariótipo.

De acordo com estudos realizados pela Biblioteca Virtual em Saúde, por meio do Ministério de Saúde, cerca de 25% dos casos de deficiência intelectual são causados pela Síndrome de Down. É estimado que, no Brasil, a incidência da doença é de um em cada 700 nascimentos, o que resulta em 270 mil pessoas com a síndrome. Foram notificados 1.978 casos da doença de 2020 a 2021. A prevalência geral da doença no Brasil, neste período, foi 4,16 por 10 mil nascidos vivos. Em relação às regiões com maiores prevalências, destacam-se o Sul, (5,48 por 10 mil) e o Sudeste (5,03 por 10 mil).

Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no estado existe 179 serviços de reabilitação intelectual na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência do SUS, que trabalham com tratamento para aqueles que têm alguma deficiência intelectual, como Síndrome de Down, além de 154 Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI) e 25 são Centros Especializados em Reabilitação (CER).