Destaques Geral

Governo seleciona projeto sobre preservação do Carnaval de Cássia

2 de maio de 2024

A obra narra a história da folia cassiense desde o fim do século XIX até o início dos anos 2000 / Foto: Divulgação

CÁSSIA – O jornalista e historiador Rogério Barros Pinto foi selecionado pelo edital Territórios e Paisagens Culturais, elaborado pelo governo de Minas Gerais com recursos do governo federal, para realizar um projeto de preservação da memória do Carnaval de Cássia, um dos mais tradicionais da região.

O principal produto do projeto é o livro “O Reinado de Momo em Cássia: Uma Biografia do Carnaval Cassiense”. A obra narra a história da folia cassiense desde o fim do século XIX até o início dos anos 2000. Rogério entrevistou dezenas de personagens importantes do Carnaval cassiense e pesquisou o acervo de A Vanguarda, o centenário jornal local. Atualmente, o jornalista está na fase final das entrevistas e já está produzindo o texto. A previsão é que o livro seja lançado em maio de 2025.

“O Carnaval é um fato social completo. Para entender o Brasil, temos que olhar com atenção esses dias de festas em fevereiro. Está tudo ali: nossas maravilhas, nossas dores, nossas riquezas, nossas misérias, nossa inventividade, nossa passividade, nossa rebeldia, nossa alienação, nossa desigualdade patológica, nosso falso moralismo, nossa empatia, nosso preconceito, nossas fantasias e nossas realidades”, afirmou Rogério.

Em contrapartida ao apoio recebido pelos governos federal e de Minas Gerais, o Rogério vai organizar duas contrapartidas, no fim do ano. Haverá uma exposição com fotografias históricas do Carnaval cassiense, na Casa da Cultura de Cássia; e uma palestra do autor na Livraria da Praça, também em Cássia. Os dois eventos serão gratuitos e abertos à população. O autor também vai doar exemplares do livro para as bibliotecas públicas e para as escolas da cidade.

Conhecida como Cidade Música, Cássia tem um dos melhores Carnavais do sudoeste de Minas. A cidade conta com vários blocos tradicionais e diversas músicas próprias, criadas por compositores locais.

“A paixão cassiense pelo Carnaval anda de mão dada com a nossa vocação musical. É um Carnaval peculiar que tenta, na medida do possível, manter viva nossa tradição, valorizando nossos músicos e nossa própria maneira de pular e de cantar o Carnaval”, disse o autor.

‘O Reinado de Momo em Cássia’ será o segundo livro de Rogério Barros Pinto. Em 2020, o jornalista publicou Olhar da Saudade: Memórias de Santa Rita de Cássia, narrando a história da cidade