Destaques Geral

Governo envia SMS para inadimplentes no IPVA 2024: 36% ainda não pagaram

22 de abril de 2024

AVISO DE MENSAGEM DE TEXTO ENVIADA POR CELULAR PARA PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS NÃO NÃO CONTÉM LINK, CÓDIGO DE BARRA OU QR CODE. MOTORISTAS DEVEM FICAR ATENTOS CONTRA GOLPES, APONTA SEF / Foto: Reprodução

BELO HORIZONE – A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF) começou a enviar mensagem de texto por telefone celular (SMS) a proprietários de veículos que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 no estado. Segundo a SER, o objetivo é informar sobre o débito em aberto e, até o mês passado, 36,17% dos contribuintes estavam inadimplentes.
O governo informa que a mensagem não contém links, código de barra ou QR Code direcionando para sites ou boletos.
“Aviso SEFMG: Constam pendências do IPVA placa XXX-0000. Sujeito a inscrição em dívida ativa e protesto. Caso tenha sido pago, desconsidere a mensagem. Dúvidas? Ligue 155”, informam as mensagens.

Na primeira etapa, elas estão sendo enviadas a 657 mil proprietários. Aqueles que receberem o aviso, podem acessar o site da SEF, www.fazenda.mg.gov.br, clicar no menu IPVA e consultar o débito.
Pagamento
No próprio site, é possível emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou gerar o QR Code para pagar via Pix. O valor informado já estará com os encargos por atraso calculados, automaticamente.
O pagamento do imposto também pode ser efetuado diretamente nos agentes arrecadadores credenciados, (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Mais BB, Santander, Banco do Brasil e Itaú), bastando ter em mãos o número do Renavam do veículo.
Ao optar por pagar via Pix, é preciso observar, antes de concluir a operação, o nome da instituição emissora, Itaú Unibanco S.A ou Santander (Brasil) S.A, e o favorecido, Estado de Minas Gerais, CNPJ 18.715.615/0001-60. Para pagamento nas casas lotéricas, é necessário levar o Documento de Arrecadação Estadual.
Balanço
Até o dia 31 de março, da frota tributável de 11.320.299 veículos, o montante de 4.094.073 estava com o IPVA em aberto, o que equivale a 36,17% do total.
O superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques, lembra que os proprietários que não quitarem o imposto poderão ter o débito inscrito na dívida ativa do Estado, além de estarem sujeitos a protesto cartorial, conforme informado no aviso de SMS.
“Além das sanções administrativas, quem estiver inadimplente com o IPVA não irá obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024, emitido pela autoridade de trânsito do Estado. Circular sem o CRLV sujeita o motorista às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, afirma o superintendente.