17 de março de 2023
O primeiro jogo foi vencido pelo Athletic por 1 x 0, gol de Jonathan./ Foto: Reprodução.
Leonardo Pedro
PASSOS – Após ser derrotado por 1 x 0 no confronto de ida em São João del-Rei, o Atlético recebe o Athletic nesta tarde desse sábado,18, às 16h30, na briga por uma vaga na final do Campeonato Mineiro. Na derrota, a equipe da capital atuou com o time reversa, por conta do compromisso do jogo na fase preliminar da Libertadores, contra o Millonarios, da Colômbia.
Para esse jogo, disputado no Independência, Coudet torce pela recuperação de Allan, que deixou a última partida com dores na região da lombar. Caso tenha todo o plantel à disposição, com exceção de Bruno Fuchs, Igor Rabello, Guilherme Arana e Alan Kardec, todos sem previsão de retorno, o técnico argentino deve repetir a escalação que venceu o Millonarios por 3 x 1.
No clássico 4-4-2, os 11 titulares foram: Everson, Saraiva, Maurício Lemos, Jemerson e Dodô; Allan, Edenílson, Zaracho e Patrick; Paulinho e Hulk. Paulinho, duas vezes, e Hulk foram os autores dos gols.
Além da chance de se aproximar do recorde de finais consecutivas no Campeonato Mineiro, o Atlético tem mais um motivo para intensificar o clima de rivalidade e decisão. Ao longo da semana, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade, viralizou nas redes sociais ao provocar o elenco do Galo no confronto de ida.
Em vídeo gravado no vestiário do estádio Joaquim Portugal, também conhecido como Arena Unimed, o administrador da cidade prometeu um bicho de R$100 mil aos atletas em caso de vitória sobre o Atlético. Nivaldo também xingou Hulk após o atleta responder as provocações. O prefeito disse ainda que o atacante já foi bom jogador, mas “hoje em dia está uma merda” e “não vale nada”.
Na última quinta-feira, 16, foi divulgado um vídeo do prefeito pedindo desculpas ao jogador, mas ainda provocando, dessa vez, sem xingamentos.
“Sábado, todo mundo na emoção do jogo, você pelo Galo e eu pelo Athletic, quando você disse que os meninos do Athletic não sairiam de São João e eu disse aquilo de você. Você é um grande jogador, venceu na vida e no futebol, tem que incentivar os jovens. Se eu magoei você ou qualquer coisa, peço desculpas, você é um grande jogador. Sábado é tchau pra você”, disse Nivaldo.
Mesmo sendo clubes centenários do mesmo estado, Atlético e Athletic se enfrentaram apenas 12 vezes, com apenas três confrontos em competições oficiais (todas pelo Campeonato Mineiro). Nesses jogos pelo Estadual, o Galo venceu dois e o Esquadrão de Aço (como é conhecido também) apenas um, justamente o jogo de ida desta semifinal.
O time de São João del-Rei vive um ótimo momento nos últimos anos. Em 2022 foi Campeão Mineiro do Interior, feito repetido neste ano, junto da Recopa Mineira. Também na temporada passada, alcançou o terceiro lugar no Estadual, a sua melhor colocação. Chegou às semifinais, mas foi eliminado pelo Cruzeiro, com derrota na ida por 2 x 0 (ida) por 2 x 1 (volta).
Na edição deste ano, classificou em segundo do grupo A, com 15 pontos, quatro vitórias, três empates e uma derrota, atrás do Atlético. No momento, é terceiro colocado na classificação geral (18 pts), atrás de Galo (20 pts) e América (21 pts) e na frente do Cruzeiro (12 pts).