Ícone do site Folhadamanha

Galo busca a 17ª final consecutiva no Mineiro

O Galo pode chegar a sua 17ª final seguida./ Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – Na tarde deste domingo, 12, às 16h, o Atlético visita o Athletic, em São João del-Rei, pelo confronto de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Invicto na competição, o alvinegro não fica fora da final desde 2007.

A última vez que não disputou a grande decisão do Estadual foi em 2006, quando foi eliminado na semifinal pelo Cruzeiro, com empate em 2 x 2 na ida e derrota por 2 x 0 na volta. Desde a eliminação naquele ano, foram 16 finais disputadas pelo Galo e nove títulos conquistados.

Essa não é a maior sequência de finais do Alvinegro na história do Campeonato Mineiro. Entre 1974 e 1991, o Atlético esteve presente em 18 decisões. Ao todo, 12 taças foram levantadas, entre elas as seis do único hexacampeonato. Atualmente, é a segunda maior sequência de títulos no Mineiro, atrás apenas do decacampeonato do América (entre 1916 e 1925).

Invencibilidade

No retrospecto geral, o Atlético não perde há 13 jogos. O último tropeço aconteceu na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, após derrota para o Botafogo por 2 x 0 no Mineirão. Considerando todos os jogos fora de casa, o clube acumula nove partidas sem perder. O tropeço mais recente foi no Maracanã, em 15 de outubro, contra o Flamengo, no último jogo de Hulk na temporada passada. São quatro vitórias e cinco empates desde então.

No Estadual, a última derrota do Galo foi contra a URT, em 9 de fevereiro de 2022, em Patos de Minas, na edição do ano passado.

Sair da versão mobile