Ícone do site Folhadamanha

Funcionamento do comércio na segunda gera polêmica entre sindicatos

Ézio Santos

PASSOS – O Sindicato dos Empregados no Comércio de Passos e Região (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista de Passos (Sindipass) não chegaram a um acordo sobre o funcionamento do setor na próxima segunda-feira, véspera do Carnaval.

Para o presidente do Sindpass, Gilson Ribeiro Madureira, a data é considerada ponto facultativo e a abertura dos estabelecimentos, tanto na segunda como na Quarta-Feira de Cinzas, depende dos comerciantes, em negociação com os funcionários. O presidente do Sindicom, Davi de Oliveira, afirma que, tradicionalmente, no dia 20 é comemorado o Dia do Comerciário e o setor deve permanecer fechado.

Em comunicado divulgado pelo sindicato patronal, o Carnaval é considerado uma festa popular e não um feriado nacional. “Em Passos, apenas na terça-feira (21) será feriado, pois, assim como nos últimos anos, comemoramos o Dia do Comerciário nesta data. É direito do lojista abrir seu comércio, tanto na Segunda-Feira de Carnaval como na Quarta-Feira de Cinzas. Fechar ou abrir é uma decisão sua, converse com seu colaborador”, informa o Sindpass.

“Nós vivemos de vendas in loco, portas abertas. O (sindicato) laboral joga o colaborador contra o patrão e essa não é uma boa política de mediação, que é a função dos sindicatos”, informa.

Segundo o Sindicom, “no sentido e intuito de evitarmos problemas futuros, informamos que na Segunda-Feira de Carnaval(20/02/2023) é feriado em comemoração ao Dia do Comerciário, devendo, portanto, as lojas permanecerem fechadas ou não utilizarem mão de obra de seus empregados em caso de abertura. Tal conquista é celebrada nos instrumentos coletivos da classe desde 1992, ou seja, há mais de 25 anos”, informa trecho do ofício circular assinado pelo representante dos trabalhadores no setor.

“O comércio em geral, bem como as lojas de departamento de Passos e região permanecerão fechadas no próximo dia 20, quando será comemorado o Dia do Comerciário. Apenas por força de negociação coletiva é que foi alterada para Terça-Feira de Carnaval, na última convenção”, informa.

Como a convenção coletiva de 2023 ainda não ocorreu, a prevalência da de 2022 tem gerado imbróglio entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores.

Em redes sociais, a Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) orienta os empresários a cumprir o que indica o Sindipass, com dia 20, ponto facultativo, dia 21 sem funcionamento e, na Quarta-Feira de Cinzas, fica a critério do lojista fechar no período da manhã.

Bancos

Os bancos não vão ter expediente durante o feriado de Carnaval, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências bancárias fecham na segunda-feira (20) e na terça-feira (21) de Carnaval.

Já na Quarta-Feira de Cinzas (22), o atendimento ao público começa às 12h (horário local), e o encerramento segue o horário habitual de fechamento, no município.

Sair da versão mobile