Literatura

Flipoços tem atrações até domingo

2 de maio de 2024

“Guilherme Terreri participa pela primeira vez do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas” / Foto: Reprodução

Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita von Hunty, é uma das ilustres presenças confirmadas no Flipoços 2024 – iniciada no dia 27 e que prossegue até 5, domingo. Ele estará no Festival no dia 02 de maio, quinta-feira, às 17h30 no Palco Central – Coreto Cultural da Vila Literária na Mesa “As crônicas de Rita von Hunty”.

Guilherme se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como ator durante alguns anos antes de ter que se mudar para São Paulo. É professor, ator, comediante, youtuber.

Em 2013, durante o carnaval, decidiu dar vazão à sua veia artística ao ir a uma festa, caracterizado como Rita von Hunty. Lá recebeu um convite para fazer um trabalho para uma empresa, dando início à sua personagem drag Rita von Hunty. Ele criou este personagem para quebrar com estereótipos sobre drag queens, como ser uma caricatura do feminino ou superficial. Seu nome advém de Rita Hayworth, famosa atriz americana dos anos 40. “Hunty” é uma gíria da comunidade drag para demonstrar afeição ou carinho e “von” remete à realeza.

Em Poços de Caldas, o ator não estará “montado” exatamente para contar com tranquilidade sobre a criação da personagem, que hoje é um ícone e uma referência na categoria “drags”.  Além disso, baseado na temática do Festival, Guilherme terá “muitos causos” para contar destes anos todos como “performer” de Rita von Hunty.

Participa com ele desta conversa o escritor e jornalista Valmir Moratelli que é doutor em Comunicação pela PUC-Rio e autor do livro “A invenção da velhice masculina” (ed. Matrix), fruto de sua tese de doutorado. É colunista da revista VEJA, professor da ESPM e diretor de cinema.

Orientado pelo tema “A crônica nossa de cada dia”, o 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) prossegue até domingo, paralelamente à Feira do Livro do Sul de Minas Gerais. Até 5 de maio, o evento vai oferecer programação com cerca de 160 convidados, 200 atrações, shows todas as noites e 40 expositores.

Ruy Castro, Mary Del Priori, Julian Fuks, Fausto Fawcett, Eric Nepomuceno, Sueli Carneiro e Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), estão entre os convidados. O escritor Ignácio de Loyola Brandão é patrono e um dos homenageados desta edição, ao lado de Chico Lopes, radicado desde 1992 na cidade do Sul de Minas.

A novidade é a inauguração da Vila Literária de Minas Gerais, no Parque José Afonso Junqueira. Até ano passado, o evento era realizado no Espaço Cultural da Urca. Idealizadora e curadora do festival, a produtora cultural Gisele Corrêa Ferreira explica que aquele local, um prédio da década de 1940, acabou se tornando “confinado, pequeno e apertado” para abrigar a programação, além de necessitar reformas.