Leonardo Pedro
PASSOS – Após pouco mais de duas semanas em Marrocos, o Flamengo desembarcou no Brasil no último domingo, 12, e volta a disputar competições nacionais e continentais. Na noite de hoje, às 21h10, o rubro-negro visita o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, em jogo que encerra a oitava rodada da Taça Guanabara.
Para o primeiro duelo pós-terceiro lugar no Mundial, o técnico Vítor Pereira sofre com as ausências de Léo Pereira (lesão), Filipe Luís (lesão), Bruno Henrique (processo de recuperação) e Victor Hugo (lesão). O Flamengo é o terceiro colocado, com 14 pontos e um jogo a menos. O líder é o Botafogo, com 16.
O confronto contra o Volta Redonda abre a maratona de cinco jogos até o fim deste mês, além dos dois previstos para o início de março. No sábado, 18, visita o Resende pela Taça Guanabara e três dias depois, na terça-feira, 21, visita o Independiente del Valle pelo confronto de ida da Recopa Sul-Americana.
No dia 25, disputa o primeiro clássico, contra o Botafogo. Após três dias de descanso, recebe o Del Valle no jogo de volta da Recopa. Em 5 de março, recebe o Vasco da Gama e no dia 8 ou 12 (a data ainda não foi definida) o Fluminense, ambas partidas válidas pela Taça Guanabara.
Com muitos jogos em pouco tempo e o início da Libertadores se aproximando, o Flamengo deve atuar com o time misto no Estadual, sem correr o perigo de lesionar seus atletas principais antes da disputa do continental.
Os grupos da Libertadores serão sorteados no dia 22 de março, e os jogos iniciam a partir de 8 de abril. Até o momento, os brasileiros confirmados na fase de grupos são: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo e Athletico-PR.