Cultura Destaques

Festa de Santo Expedito termina neste domingo

5 de abril de 2024

Expectativa é que esta seja a última festividade antes da inauguração da capela dedicada ao religioso em Passos / Foto: Reprodução

Ézio Santos

Especial para a Folha

 

PASSOS – Termina neste domingo a Festa de Santo Expedito e a expectativa é que esta seja a última festividade antes da inauguração da capela dedicada ao religioso em Passos. A festa teve início na última quinta-feira, 4.

Pelos cálculos do pároco Francisco Albertin, são necessários pouco mais de R$ 80 mil para concluir a obra da capela e, em razão dos muitos devotos a São Judas Tadeu, padroeiro das comunidades, e também de Santo Expedito, aclamado como milagreiro das causas justas, urgentes e policiais militares, a quantia deve ser atingida.

Desde ontem e até sábado, após a missa das 19h, o leilão de prendas, valiosos presentes, tradicionais cartuchos, móveis rústicos, eletrodomésticos, bolo, rosca, frango e leitoa assados são arrematados por valores que têm por objetivo demonstrar o interesse por ver a capela na Rua Vancouver, 475, Jardim Canadá, pronta nos próximos meses. Os leilões estão ocorrendo no salão social, ao lado da igreja de São Judas, no Bairro Jardim Aclimação.

“É o nosso principal meio de conseguirmos recursos, mais as doações espontâneas”, lembrou o padre Albertin, em relação à tradicional quermesse. Teremos muitas opções para quem virá para nos ajudar a arrematar ou comprar churrasquinho, mini pizza, diversos tipos de salgados feitos na hora, bebidas em geral, incluindo sucos naturais.

Opções para aproveitar a festa e deixar alguns reais para a obra da capela não vão faltar”, declarou o pároco.

A novidade está reservada para este domingo, dia 7. Após a celebração da santa missa, também no salão de festas, será servido por volta de 11h15, o almoço com Santo Expedito. Presencial o delivery, a refeição custa R$ 25 com direito arroz branco, tutu de feijão, macarronada e a deliciosa carne suína na lata. Ao longo do almoço, música ao vivo para alegrar o ambiente.

No próximo dia 19 será lembrado oficialmente o Dia de Santo Expedito, porém a festa teve de ser antecipada porque um dia depois, o diácono passense Marcelo Ferreira Gonçalves Oliveira, será ordenado padre na matriz de São Judas Tadeu, sua igreja de origem. Em razão de ser filho de pais moradores no Bairro Jardim Aclimação, o tríduo e festa em louvor a Santa Expedito foi antecipado para este fim de semana.