Destaques Meio Ambiente

Estudantes visitam associação no aterro sanitário do Carmo

5 de junho de 2023

Cinco escolas devem visitar o local em comemoração a Semana do Meio Ambiente./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

C. R. CLAROOs alunos das escolas municipais de Carmo do Rio Claro visitaram nesta segunda-feira. 5, a Associação Recicarmo, situada no aterro sanitário do município. Segundo a prefeitura, a visita aconteceu em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” e a “Semana do Meio Ambiente”, que tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre reciclagem e o correto descarte do lixo.

Segundo a prefeitura, cinco escolas farão visita na associação para conhecer in loco o funcionamento da Recicarmo. “Durante as visitas, os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre a relevância da coleta seletiva e como a simples separação de resíduo reciclável feito em casa pode impactar positivamente a vida dos trabalhadores dessa associação, aprendendo sobre como é feito a triagem do lixo até a compactação, convertida em renda para a instituição. Nesse processo, é realizada a pré-triagem, onde ocorre a separação de papelão, plástico e vidro, em seguida, encaminhado para a esteira, onde é realizado mais uma triagem para realizar a compactação deste material e encaminhado para a comercialização”, disse.

De acordo com a prefeitura, além das visitas, também será realizada uma palestra nas escolas para reforçar as orientações sobre as ações necessárias que influenciam no ambiente.

Recicarmo

De acordo com o coordenador técnico do Recicarmo, Gleison Pio, a associação surgiu para coletar o lixo da cidade, tanto comerciais quanto recicláveis. “Hoje em dia chega em média de 14 a 15 toneladas por dia de material aqui, tanto de coleta seletiva quanto de associação. Nós fazemos a separação aqui na associação, reciclamos todo material reciclável, como papel, vidro, metal e plástico, e o que é rejeito dá destinação ao aterro sanitário. Nós reciclamos por mês, cerca de 60 toneladas”, comentou.

A Recicarmo é uma associação que trabalha com 22 famílias que dependem desse material reciclável para retirar renda. O local foi fundado em 2004, a partir de um grupo de catadores e empresários que viram uma necessidade de montar uma usina de reciclados. Visando principalmente a geração de emprego, renda e para manter a cidade limpa”, disse.

Segundo o coordenador, um dos pontos mais importante é a separação do lixo através da coleta seletiva realizada em alguns bairros da cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Hoje a coleta seletiva atende 60% dos bairros e temos o propósito de ampliar esse atendimento. A Recicarmo, durante esse tempo de existência, teve muitas conquistas e temos muitas parcerias, que nos apoiam e nos ajudam”, enfatizar.