Cidadania Destaques

Estudantes da Francisco Daniel vencem gincana mirim em Paraíso

19 de outubro de 2023

Estudantes da Francisco Daniel vencem gincana mirim em Paraíso./ Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – Os alunos da Escola Municipal Francisco Daniel, do Distrito de Guardinha, em São Sebastião do Paraíso, venceram nesta quinta-feira, 19, a 1ª “Gincana do Saber Mirim Municipal” realizada pela Escola do Legislativo Prefeito Alípio Mumic, da Câmara do município.

Segundo a Câmara, o evento reuniu cinco escolas municipais no Plenário da Casa Legislativa para uma dinâmica de perguntas e respostas sobre a “Constituição em Miúdos”, obra que aborda assuntos inerentes à educação política cidadã de maneira simples e didática, com o objetivo de tornar os alunos mais conscientes.

De acordo com a Câmara, os estudantes Lucas Olímpia e Gabriela Santos acertaram mais perguntas e foram os campeões da primeira edição municipal do projeto, orientados pelas professoras Laura Paschoini e Lucélia Pascoal Silva. A dupla representará a escola Francisco Daniel, o distrito de Guardinha e o Município de São Sebastião do Paraíso na “Gincana do Saber Mirim Regional”, que será realizada em Maria da Fé, no final de novembro e começo de dezembro.

Segundo a aluna Gabriela, valeu a pena pena o esforço e o conhecimento adquirido. “A gente pensou bastante [nas perguntas] e estamos muito felizes de ganhar a primeira gincana. Estamos muito animados para ir a Maria da Fé, era nosso maior objetivo e vamos estudar muito para representar São Sebastião do Paraíso”, disse.

O presidente da Câmara, vereador José Luiz das Graças, avaliou que o evento foi um sucesso. “A primeira edição realizada pela nossa Câmara Municipal não poderia ter sido melhor. Iniciativas como essa são muito importantes para aproximar o Poder Legislativo das crianças e jovens, ajudando a formar cidadãos mais conscientes para o futuro do nosso município e do nosso país. Essa, com certeza, é a primeira Gincana de muitas”, enfatizou.

Conforme a dinâmica do projeto, responderam às questões em duplas alunos do 8º ano do Fundamental II: Roney Oliveira e Ysak Cardoso (Escola Municipal Ibrantina Amaral); Gabriel Santos e Murilo Volpe (Escola Municipal Roque Scarano); Gabriela Santos e Lucas Olímpia (Escola Municipal Francisco Daniel); Kellyara Caetano e Maria Eduarda Ninin (Escola Municipal Napoleão Volpe); e Giovana Pereira e Graziele Duarte (Escola Municipal de Termópolis).

Segundo a Câmara, os professores orientadores também foram premiados pelo esforço e contribuição fundamental para a realização da gincana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Além das escolas, participaram os vereadores José Luiz das Graças e Antonio Picirilo; as advogadas Beatriz Cossaros e Michelli Guedes, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – subseção São Sebastião do Paraíso); o juiz de Direito da Vara Cível Família e Sucessões, Infância e Juventude Jeferson Torres Freitas; Flávia Helena Eugênio, representando a Secretaria de Educação; e o sargento Cristiano Afonso, representando o Tiro de Guerra.

Projeto

A “Gincana do Saber” é um projeto criado em 2008 pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre que consiste em trabalhar a formação política cidadã dos estudantes por meio de uma dinâmica de perguntas e respostas.

No ano de 2015, com o lançamento do livro “Constituição em Miúdos”, de autoria da então diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, estabeleceu-se que o tema da gincana passaria a ser o conteúdo da obra. Ainda neste ano, a “Gincana do Saber” contou com a primeira edição regional, envolvendo alunos de 25 municípios da região.