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Estudante do Carmo participa de Plenária Estadual do PJ em BH

24 de setembro de 2024

KAUÃ SOARES SILVA, ALUNO DA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR MÁRIO ARAÚJO GUIMARÃES, DE CARMO DO RIO CLARO, PARTICIPOU DE PLENÁRIA DO PARLAMENTO JOVEM NA ALMG./ FOTO: DIVULGAÇÃO

C. R. CLARO – O estudante Kauã Soares Silva, aluno da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, de Carmo do Rio Claro, representou o município na Plenária Estadual do Parlamento Jovem, que ocorreu entre os dias 18 e 20 deste mês na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

Para Kauã, a experiência foi enriquecedora e cheia de novas amizades. “Ficar por dentro de novas informações e criar laços é uma forma de aumentar os conhecimentos e vínculos inesquecíveis. Apesar das divergências, como toda ocasião tem, a viagem foi um sucesso, sem contar os incríveis e alegres momentos com os coordenadores”, afirma o estudante.

As coordenadoras do Parlamento Jovem em Carmo do Rio Claro, Luana Terra Santos e Janaína Marina de Oliveira Mezêncio, acompanharam Kauã durante todo o evento. A etapa estadual também proporcionou encontros entre as coordenações dos polos e a coordenação estadual do PJ Minas, um momento único para a troca de experiências entre os 20 polos do projeto no estado.

Segundo informações da Câmara de Carmo do Rio Claro, este é o terceiro ano consecutivo que um representante do Parlamento Jovem do município participa da plenária estadual, que é a última etapa do programa.

As atividades começaram na quarta-feira, 18, com dinâmicas de integração e a apresentação dos grupos de trabalho (GT) e da plenária. No dia seguinte, os participantes se dedicaram à discussão e seleção de propostas, dentro de seis GTs, cada dois abordando um dos três subtemas. Na sexta-feira, 20, ocorreu a Plenária Estadual no Plenário Juscelino Kubitschek, no Palácio da Inconfidência, onde os trabalhos foram consolidados.

No total, 133 municípios mineiros participaram desta fase, que culminou na criação e aprovação de propostas durante a Plenária Estadual. O documento final é composto por 12 propostas que agora seguirão para análise da Comissão de Participação Popular da Câmara dos Deputados. A partir dessas propostas, os deputados poderão desenvolver projetos de lei e iniciativas voltadas para melhorias no ensino escolar, tema do PJ 2024.