1 de novembro de 2024
Segundo a administração do cemitério local possui cerca de oito mil túmulos / Foto: Reprodução
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A administração do Cemitério Municipal em São Sebastião do Paraíso estima que pelo menos 10 mil pessoas deverão passar pelo local a partir deste sábado, Dia de Finados, e também no domingo. A prefeitura divulgou um comunicado regulamentando o prazo para a limpeza de túmulos, que poderá ser feita até esta sexta-feira. Amanhã, o local estará aberto das 6h às 18h e haverá duas celebrações de missas no período matutino.
Desde o início da semana já foi registrado aumento de movimentação de pessoas no cemitério municipal para a realização da limpeza de túmulos. “Tenho aqui vários membros da minha família, meus pais, irmão, amigos e conhecidos e a gente vem trazer flores, rezar por eles e prestar a nossa homenagem”, comenta a aposentada Geraldina Martinez, que antecipou para a quinta-feira a limpeza do jazigo da família.
Para organizar o fluxo de pessoas e veículos, foram adotadas medidas no trânsito e também na infraestrutura para receber os visitantes. A prefeitura informa que os preparativos para o fechamento da rua ao redor do cemitério começarão a partir desta sexta-feira, 1º de novembro. Com o apoio da Guarda Civil Municipal, já estão sendo tomadas ações, como a montagem de tenda ao lado da capela velório.
No fim de semana, o acesso pela rua Delmiro Andrade Figueiredo Westin ficará restrito, assim como em uma parte da Praça da Saudade, que é utilizada para o estacionamento de veículos. No sábado, os portões laterais poderão ser liberados para atender o movimento.
De acordo com o comunicado, recomenda-se que a população evite levar vasos que possam acumular água e que não lave os túmulos no dia, devido ao grande fluxo de pessoas. A medida visa evitar o surgimento de focos do mosquito da dengue. Os serviços de manutenção, como pintura e alvenaria, assim como os serviços terceirizados de limpeza, poderão ser realizados até sexta-feira.
No sábado, será celebrada uma na Paróquia de São Judas, às 8h. Outra celebração ocorrerá às 10h, pela Paróquia de São Sebastião.
No fim de semana, o serviço de ambulantes para o comércio de flores, vasos, velas e até alimentos deverá passar por fiscalização. Outra recomendação é para que se evite, por questões higiênicas, alimentar-se dentro do cemitério.