Destaques Educação

Educação abre inscrições para a 4ª edição do ‘Trilhas de Futuro’

10 de novembro de 2023

Interessados podem ingressar em cursos de formação técnica profissional de forma totalmente gratuita até o dia 23./ Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abriu inscrições para a 4ª edição do projeto “Trilhas de Futuro”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de novembro, onde o estudante encontra todas as informações necessárias, tais como, prazos, documentos, cursos e turnos disponíveis, entre outras.

Segundo a SEE/MG, é fundamental que antes de se inscrever o pleiteante leia com atenção a resolução disponível no site do “Trilhas do Futuro”, para prosseguir com a inscrição. Para essa edição pode se inscrever qualquer pessoa que tenha interesse nos cursos. E para alunos que ainda estão no ensino médio é necessário estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024.

Vagas

Para a 4ª edição do Trilhas de Futuro foram disponibilizadas 50 mil vagas em todo estado de Minas Gerais, em diversos cursos como, metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho, entre muitos outros. É fundamental que o estudante confira o catálogo de vagas de acordo com a sua região, tendo em vista que os cursos são presenciais.

Segundo a secretaria, para esta edição, foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios e com 89 cursos distintos.

De acordo com a SEE/MG, ainda será disponibilizado aos alunos uma ajuda de custo no valor de R$ 20 por dia, de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição. Esse apoio tem a finalidade principal de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.

Mercado de trabalho

Além de oferecer os cursos profissionalizantes, o Governo de Minas ainda ajuda os egressos a adentrar no mercado de trabalho ao concluir a formação. Por meio do Programa “Um Milhão de Oportunidade de Futuro”, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

“O Trilhas de Futuro é uma oportunidade muito importante para os jovens e adultos que desejam ingressar em uma formação técnica profissional. Os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com cursos variados e bem estruturados. Além disso, ao término da formação, oportunizamos, por meio da parceria entre o Trilhas de Futuro e o Unicef, que esses alunos já saiam empregados. É uma chance única para todos aqueles que sonham com um bom futuro”, avaliou a coordenadora da Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.