Destaques Educação

Educação prevê 1,8 mil inscrições no cadastro da Educação Infantil

12 de agosto de 2023

Foto: Reprodução.

Yngrid Horrana

PASSOS – A Secretaria Municipal de Educação de Passos espera receber cerca de 1,8 mil solicitações de crianças com idade entre 0 e 5 anos para vagas em creches e Cemeis. As inscrições para o Cadastro Escolar da Educação Infantil começam nesta terça-feira, 15, e terminam no dia 31 deste mês.

O cadastro será realizado de forma online, por meio do site da prefeitura (https://www.passos.mg.gov.br). A administração recomenda que, em caso de dúvidas e problemas no momento da inscrição, os interessados devem procurar as instituições de ensino. O resultado das matrículas será divulgado no site da prefeitura em 27 de novembro de 2023.

Segundo informações da secretaria, é importante que os pais façam as matrículas para garantir o acesso ao ambiente escolar nos primeiros anos de vida da criança, destacando o impacto do ingresso na educação infantil para o desenvolvimento do aluno.

“A socialização na Educação Infantil, no ambiente escolar é de fundamental importância para a evolução da criança frente às diversas situações do dia a dia. Quando a criança está no processo de socialização escolar ela vai precisar compartilhar momentos, dividir o espaço físico, além de fazer concessões para os seus colegas”, informa a secretaria.

De acordo com informações da secretaria, a administração deve receber pelo menos 1.800 solicitações de matrículas, que correspondem ao número de inscrições realizadas nos últimos anos. A secretaria também informa que a disponibilidade de vagas será determinada conforme a demanda do município. “A expectativa é que se mantenha o número de candidatos para o berçário, onde há fila de espera, e diminuam os números de candidatos para as outras faixas etárias”, aponta a administração.

Segundo a prefeitura, em 2022 foram realizados 1.870 cadastros, sendo 1.237 inscrições de crianças com idades entre 0 e 3 anos (berçário, maternal 1 e maternal 2) para ingresso no ano letivo de 2023 e 633 inscrições de crianças com idades de pré-escola, entre 4 e 5 anos.

Conforme informações da Educação, no berçário o número de vagas foi insuficiente para atender a demanda da população. “Apenas no Berçário não foi possível atender todas as crianças cadastradas, levando em conta que esta faixa etária demanda muitos cuidados, o que implica em turmas com número reduzido de alunos”, afirmou. “Para sanar o deficit de vagas, principalmente no berçário, a secretaria assinou quatro ordens de serviço para o início de construção de Cemeis nos bairros Novo Horizonte, Jardim Polivalente e Cohab, com previsão de término e entrega à comunidade ainda em 2024”, informa a administração.

De acordo com anúncio feito pela prefeitura em junho deste ano, a secretaria está investindo cerca de R$ 12,8 milhões na construção de novos Cemeis, que devem ser finalizados no primeiro semestre de 2024. Segundo a Educação, os espaços contarão com salas de aula, fraldário, secretaria, sala para os educadores, sanitários adulto e infantil, espaço para amamentação, cozinha, refeitório, playground, jardim, lavanderia, vestiário e pátio de serviço.