18 de novembro de 2023
Foto: Reprodução.
BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está realizando a Avaliação da Fluência em Leitura de Minas Gerais 2023 em todas as escolas da rede estadual e municipais.
Segundo a SEE/MG, é a primeira vez que o estado de Minas Gerais realiza essa avaliação, em larga escala, para analisar o nível de leitura dos estudantes que estão cursando o 2° ano do ensino fundamental. A avaliação será realizada até o dia 1° de dezembro, usando a base do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com a secretaria, a avaliação também considera as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definem como objetivo a alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental, garantindo o direito fundamental de aprender a ler e escrever.
Conforme a SEE/MG, a Avaliação de Fluência consiste na aferição da capacidade de os alunos lerem, com velocidade e precisão (automaticidade), um número de palavras dicionarizadas e palavras possivelmente desconhecidas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão. Além disso, também é avaliada a habilidade de ler um texto de forma rápida, suave e dependendo de pouco esforço na mecânica necessária à decodificação, o que é uma meta a ser perseguida nos anos iniciais da escolarização.
Realizado de forma totalmente digital, para aproximadamente 215 mil estudantes, por meio do Aplicativo CAEd Avaliação, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os professores têm acesso a um aplicativo em que são disponibilizadas palavras e textos para leitura dos alunos. Assim, o professor fica encarregado de gravar os estudantes, de forma individualizada, lendo os conteúdos solicitados e, em seguida, as informações geradas são enviadas para o banco de dados específico da secretaria. Cada teste tem duração de cinco a 10 minutos.
A escolha das datas para os testes, bem como o local de aplicação e a seleção dos professores responsáveis, caberá às escolas. É importante, porém, que os escolhidos tenham facilidade para interagir com crianças em processo de alfabetização, sejam profissionais da escola ou da secretaria municipal e tenham facilidade com o uso de tecnologias.
A aplicação dos testes poderá ser realizada em um único dia ou distribuída dentro do período estipulado para aplicação conforme cronograma.
Após a aplicação e compilação dos resultados, os dados servirão para diagnosticar parte do processo de alfabetização e subsidiar análises e propostas de intervenção pedagógica e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.