Opinião

DO LEITOR

27 de abril de 2024

Foto: Reprodução

O Brasil se golpeia

JR Guzzo e Percival Purggina veicularam textos sobre uma suposta ditadura de esquerda, na página 3 deste jornal, no final de semana e no começo da semana. Terminamos uma e começamos outra assim.

A lei número 5.250, de 9 de fevereiro de 1967 (na ditadura), Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. O § 1º Não será tolerada a propaganda de guerra, de processos de subversão da ordem política e social ou de preconceitos de raça ou classe.

O ‘§ 1º’ dessa lei é o próprio Bolsonarismo agindo. E lá ja dizia que não seria tolerado.

O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos define liberdade de expressão como a liberdade de emitir opiniões, ter acesso e transmitir informações e ideias, por qualquer meio de comunicação. Mentir sistematicamente, disseminar discursos de ódio, promover a ignorância, desestabilizar o país e quebrar tudo não está escrito lá.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, IV, é direito fundamental da pessoa humana, de primeira dimensão, de suma importância para a redemocratização do país, após obscuros anos de ditadura civil-militar, onde esse direito de expressar pensamentos era cerceado das maneiras mais violentas imagináveis.

Esses anos obscuros de ditadura “civil-militar” citados é o que o Bolsonarismo acha normal e quer de volta, e lá, nos anos obscuros, até o Bolsonarismo estava tipificado em lei. Já era proibido.

É pior que ditadura.

Ricardo Piantino – Passos/MG E-mail: piantinoricardo@gmail.com

 

Reforma tributária

A reforma tributária proposta pelo governo cria uma cesta básica nacional e imposto médio de cerca de 26,5% para o País. Quais serão os efeitos na economia nacional só o futuro que está a nossa frente poderá apontar. Esperemos que tal reforma venha a melhorar a nossa economia como um todo, beneficiando a nossa imensa população. Que assim seja.

José de Anchieta Nobre de Almeida – Rio de Janeiro/RJ