Destaques Geral

Comando de greve do IF promove aula de educação pública no Brasil

9 de maio de 2024

Os professores e servidores da unidade Passos estão em greve há 24 dias / Foto: Reprodução

PASSOS – O professor Rodrigo Cardoso, do Instituto Federal Sul de Minas, campus Passos, e que compõe o comando de greve, vai realizar uma aula aberta à comunidade acadêmica, servidores, docentes, técnicos administrativos e estudantes sobre a educação pública no Brasil, nesta quinta-feira, 9, às 9h, em frente à biblioteca da instituição.

Os professores e servidores da unidade Passos estão em greve há 24 dias. O comando de greve, que reúne os docentes da instituição na cidade, realizou outras aulas anteriormente sobre os motivos da paralisação, via online.

Negociação

Por conta da rejeição da última proposta apresentada pelos professores e servidores, que previa reajuste salarial zero para este ano, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, agendou a próxima Mesa Setorial de Negociação para a próxima segunda-feira, 13, para apresentar nova proposta.

Greve

O IF aderiu à greve das instituições federais de ensino em 15 de abril e, em entrevista à Folha nessa data, a professora Mariana Teixeira relatou que as reivindicações são a reposição das perdas salariais ocorridas no período entre 2017 e 2022, reestruturação das carreiras de técnicos administrativos e professores, revogação das medidas que atentam contra o serviço público, revogação do novo ensino médio e recomposição orçamentária das instituições federais de ensino.

A unidade suspendeu o calendário acadêmico de 2024 por tempo indeterminado no dia 22 de abril, após assembleias dos servidores e diálogo com a direção. Foi emitida a portaria nº 53/2024, publicada na data, que define os serviços essenciais que permanecem em funcionamento.