Opinião

DO LEITOR

25 de abril de 2024

Um momento por favor

Um momento, por favor: “Há uma espécie de força centrifuga na mente humana, que se chama modernidade. Ela nos dispersa e torna difícil sustentar nossa atenção por cinco (5) segundos seguidos. E hoje, pensando no texto semanal, surgiram vários temas e como resumir em um só. É. Misturar os vários assuntos às vezes costuma dar em um só. Quem sabe englobando muitas coisas surge uma que vale a pena editar. Todos nós temos uma pauta. Reúna uma turma e tenta ver no que acontece, aparece de tudo, e desaparece naturalmente, não sei o que fazer. Por isso, o pensador se não estiver inspirado para escrever, escuta de tudo e não aproveita nada. É preciso usar o silêncio, concentrar, escolher do que vai materializar e disparar algo de interesse ao leitor. Veja bem, está difícil despertar esse interesse, tudo desinteressante. Toda hora, ou melhor, todo instante surge novidade, boa e ruim. Às vezes boas, mas na maioria inaproveitável para o público, e, ficamos sem escolha e no que escrever. Enfim, por tudo isso, ‘um momento, por favor’… noutro artigo virá mais sugestivo. Até lá, “Um dia, pode ser passado, presente ou futuro. Um dia te falei… hoje te falo… um dia eu te conto”… não falei? Não deu em nada.

Fernando de Miranda Jorge – Jacuí/MG – E-mail: fmjor31@gmail.com

 

De pires nas mãos

Quem diria que veríamos o presidente do BC com pires na mão. Lula e Pt nunca engoliram a autonomia do BC e, por isso, bateram em Campos Neto. O PIX maior invenção da área bancária caiu no gosto das pessoas, mas não no gosto do Lula e bancos, pois todos perderam com as transferências ágeis e grátis. Vendo essa implicância de Lula com Campo Neto só podemos esperar que ao final do mandato o Banco virará patrimônio do PT, assim como a Petrobras. O que faz esse congresso que não decide de uma vez por todas que o banco é independente e fim de papo?

Izabel Avallone  – São Paulo SP

 

Lula e Haddad

Lula foi, no mínimo, deselegante com o ministro Fernando Haddad, pedindo que ele pare de ler livros e faça articulação com o Congresso Nacional. Ou será o início de sua fritura no cargo?

Vital Romaneli Penha – Jacareí/SP