Opinião

DO LEITOR

23 de setembro de 2024

FOTO: REPRODUÇÃO

Falta liderança

As mudanças climáticas estão fazendo enorme estrago no Brasil: destruíram o Rio Grande do Sul e estão transformando nosso território numa imensa labareda que vai deixar sequelas graves na vida de todos nós. Porém vemos que o Executivo e o Legislativo se dedicam a temas diametralmente opostos à solução do problema, como as eleições municipais e para a presidência da Câmara, e o perdão aos partidos que não respeitaram a legislação. Fazem muita falta as lideranças visionárias, com visão estratégica. Estamos nos encaminhando para o fundo do poço – que, aliás, estará seco.

Aldo Bertolucci – São Paulo/SP

 

Hora de agir

Nossas brilhantes autoridades estão achando que reuniões e blá-blá-blá vão apagar as chamas que se espalham pelo Brasil. Para o Fundo Eleitoral de 2024, por exemplo, destacaram R$ 5 bilhões, mas para enfrentar o problemão atual apenas 10% disso. É um absurdo! Quanto às punições, quando do episódio do 8 de Janeiro o ministro Alexandre de Moraes chegou a aplicar penas de até 17 anos de prisão, mas para os criminosos que estão acabando com este país ainda não chegaram a um consenso sobre como puni-los. Por fim, quanto ao presidente Lula, é hora de agir e deixar de viver a sua situação “confortável”.

Ariovaldo J. Geraissate – São Paulo/SP

 

Que país é esse?

O Brasil vive uma situação inusitada. Temos um presidente que foi eleito ou nomeado. Ainda há dúvidas sobre a honestidade da eleição. E o pior: não manda nada. Gosta mesmo é de turismo. Temos alguns presidentes não eleitos e nomeados pelo Senado que habitam a sede do STF. Legislam, tomam decisões econômicas e outras sem entender absolutamente nada. Tomam decisões que cabem ao Executivo e decidem sempre de forma errada. Temos um presidente da Câmara que só pensa em dinheiro e puder. Temos um presidente do Senado e Congresso que fala bonito e não decide e não faz nada, mas manda e muito. E o povo, como fica? Segundo Zélia de Melo, “é um mero detalhe“. E nossa pergunta fica sem resposta. E o País sem rumo e sendo motivos de chacota no mundo inteiro. Que país é esse?

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira – Rio de Janeiro/RJ