27 de agosto de 2024
Foto: Reprodução
Alíquota do IVA
Com o maior imposto do mundo, passaremos a ser o país mais ineficiente do mundo. Se considerarmos a qualidade dos serviços que o Estado nos presta, chegamos à triste conclusão de que fizemos uma reforma que só piora o que já está ruim: muito tributo, pouca transparência, muitos privilégios, muitas exceções, pouca ordem, pouco progresso.
Elias José Vaz Calil – Santa Rita do Sapucaí/MG
Devastação monumental
Onde estão as Forças Armadas, com um efetivo de pelo menos 300 mil homens e milhares de equipamentos nos quartéis, que muito poderiam colaborar no combate às queimadas que estão devastando meio ambiente, agricultura e pecuária? Além do combate direto, só a presença das Forças seria fator de inibição aos incêndios criminosos que estão se multiplicando em razão da impunidade. O que temos visto há meses são brigadas combatendo os incêndios, inclusive com risco de morte, com simples abafadores manuais. A quem interessa esta monumental devastação?
Frederico Fontoura Leinz – São Paulo/SP
Anistia do calote
Foi promulgada a anistia do calote, na quinta-feira passada, 22/8, com um valor de R$ 23 bilhões. No ato solene, Sr. Marcos Pereira, olha o que ele falou: “isso reforça a nossa democracia”. Parece que é a democracia da Câmara é do Senado, onde o gasto não tem limite. Basta dizer das emendas de mais de R$ 50 bilhões, sem ter que informar para onde está sendo aplicada. O mais triste a nossa Corte tem que negociar, ou aplicar a lei: o que é certo ou errado.
Humberto C. de Cerqueira – São Paulo/SP