Dia a dia

Dia a Dia

16 de dezembro de 2023

SEBASTIÃO WENCESLAU BORGES

Meu Novo Livro

Em minhas escritas e também em mais esse livro Tempo do Tempo, sempre procurei tirar o que de bom guardei em minha memória. Busquei fatos, acontecimentos, histórias, casos e causos que vivi e ouvi de pessoas tanto de nossa cidade de Passos como das cidades de nossa região.

“A Praça da Matriz era o ponto noturno para a juventude se reunir para o namoro, a amizade”… “Sabíamos as horas pelo apito do trem”… “O Alferes Isidoro comprou uma machadinha e uma corda para a execução de seu plano”… A Barrinha foi palco de circos, parques, barracas de ciganos e de grandes jogos de futebol”…
Estes são trechos de alguns dos vários textos que estão nesse meu novo livro Tempo do Tempo!

Fazer narrativas do passado resgatando as lembranças é de grande importância para deixar registrado para as futuras gerações. É mostrar a eles como foi nosso passado, nossa identidade, para que pensem no futuro, um futuro refletido no resgate das tradições de uma cidade e de um povo.

É através da escrita que deixamos registrado o valor das pessoas, às vezes desconhecidas do povo, mas delas se tira história, procurando compartilhar lembranças de vida numa comparação de um passado com o presente, para refletir num futuro melhor.

Espero que ao ler mais esse meu livro, você mergulhe num passado que já se foi com o Tempo do Tempo e goste dos vários textos que escolhi entre os mais de 600 que publiquei semanalmente durante 20 anos como colunista no Jornal “Folha da Manhã”, e ainda outros inéditos. Que se divirta com os textos sobre humor, que faça comigo uma viagem imaginária de trem de ferro, e que você passeie até a inauguração da nossa Estação Mogiana de Passos.

Que imagine como eram os antigos circos e parques, os olhares furtivos para o início de um namoro no “rela” na Praça da Matriz, do texto sobre como aconteceu a Matança do Forum, como era o futebol e nomes dos times e jogadores dos anos 50. Que passeie e aprenda muito com a Cronologia sobre nossa Passos: suas datas e seu progresso, assim como a Cronologia daqueles que foram nossos Agentes Executivos e Prefeitos de Passos, que aprecie os textos sobre a infância e juventude com costumes que não existem mais, o que é ser mineiro, as pessoas folclóricas que coloriam nossas ruas de antigamente…

Ainda sem a era da televisão, a diversão da maioria era ouvir as radionovelas, numa época em que vizinhos se conheciam, se cumprimentavam, e após um jantar feito no fogão de lenha, cadeiras eram colocadas nas calçadas para uma conversa descontraída e calma com meninos e meninas brincando de passar anel, e tempo é o que não faltava para a meninada! Vários textos são frutos de minha vivência, baseado em fatos reais ou lembranças que, quando menino, foram ouvidas de pessoas mais velhas.

E assim busquei na memória uma somatória de pessoas, lugares e costumes de um tempo simples vendo pela ótica do encanto, sentimento e da simplicidade quando a vida escorria devagar, lentamente pelo dia, sem pressa. Nada era mais rápido do que devia ser e nem mais lento do que o necessário. O livro vem ilustrado com uma ampla galeria de fotos de pessoas e imagens antigas de Passos. Espero que o Tempo do Tempo, mesmo com essa era de leitura digital, encontre leitores como o “Memoriando, o Proseando e o Férias na Roça.

Fica aqui mais alguns trechos do livro. “Em Passos tivemos certos acontecimentos que a mente não esquece”… “O tinido dos tiros”… Grande manifestação”… “Centro de fofocas”… “Pega outro em meu lugar”… “A cidade modernizando”… O cinema proporcionou a muita gente momentos marcantes e de muita alegria”…
Aí está um pequeno resumo do que é esse meu livro Tempo do Tempo, que será lançado dia 19 de dezembro, terça-feira próxima às 20 horas, no Anfiteatro da Casa da Cultura – Passos / MG.

SEBASTIÃO WENCESLAU BORGES é membro fundador da Associação dos Escritores de Passos e região e autor dos livros Memoriando, Proseando e Férias na Roça. Lança agora o livro Tempo do Tempo.