Meio Ambiente

Meio Ambiente

23 de março de 2023

Cadastro de iniciativas mineiras

Ampliar as possibilidades de financiamento dos projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) desenvolvidos em Minas Gerais, divulgando ações e fomentando parcerias. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) criou o Banco de Iniciativas de PSA, cadastro público que irá reunir projetos e serviços ambientais promovidos no estado.

Na segunda-feira (20/3), o cadastro foi apresentado ao público durante o webinar “Pagamento por Serviços Ambientais em Minas Gerais”, transmitido ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no YoutubeMeio Ambiente Minas Gerais no Youtube. O evento integra a programação da Semana da Água 2023.

Modalidades

Durante o webinar foram apresentados o conceito e as principais modalidades de PSA implementadas em Minas Gerais, as diretrizes que regem a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, regulamentada em 2021, e algumas das inovações propostas pelo Projeto de Lei 4041/2022, que institui a Política Estadual de Serviços Ambientais e o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais em Minas Gerais.

Instrumento

A gestora ambiental da Semad e palestrante do evento, Marcela Riccio, define PSA como “um instrumento econômico, regido por princípios jurídicos, que tem como objetivo conferir pagamentos ou outros benefícios àqueles que promovem a recuperação, preservação e proteção ambiental, buscando remunerá-los pelos serviços prestados”.

Banco de Iniciativas

Nesse sentido, “o Banco de Iniciativas de PSA vai servir de referência para que possamos desenvolver políticas de estímulo e também pensar fontes de financiamento em conjunto com os demais agentes envolvidos nos projetos ambientais promovidos no estado”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.

Cadastro

O Banco de Iniciativas de PSA da Semad mantém caráter voluntário e gratuito. As informações serão publicadas no portal meioambiente.mg.gov.br e os dados relativos aos projetos cadastrados taqmbém estarão disponíveis na Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), plataforma pública de georreferenciamento mantida pelo Estado.

Buscando abranger um maior número de serviços ambientais, o Banco de Iniciativas de PSA foi dividido em três categorias: serviços ecossistêmicos, urbanos e hidrológicos. Os responsáveis pelas iniciativas, interessados em fazer parte do cadastro, deverão preencher um formulário, também disponível no site da Semad, fornecendo informações detalhadas do projeto.