Destaques Geral

Estado aprova projeto do UAI Compartilha em Cássia

Por Adriana Dias / Redação

2 de dezembro de 2021

Equipe da Seplag fez visita à Câmara Municipal de Cássia e aprovou a instalação da unidade do UAI com adequações./ Foto: Divulgação.

CÁSSIA – Um sonho antigo acalentado pela comunidade de Cássia está se tornando realidade, o que vai possibilitar uma série de benefícios para a população. Trata-se da aprovação pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) da instalação da Unidade de Atendimento Integrado no Município, o UAI Compartilha, no prédio da Câmara de Cássia. O órgão enviou documento no dia 29 com o termo de aprovação. Em janeiro já devem ser iniciadas as obras e o concurso público para no máximo em 6 meses atender à comunidade.

De acordo com o vereador e presidente da Câmara, Henrique Fernandes Alonso Neto, o Henriquinho Alonso, o projeto foi aprovado após visita técnica da equipe da secretaria.

“Após vários contatos, visitas, reuniões, preenchimento de muitos documentos, fomos atendidos. Recebemos da Seplag o termo de adesão aprovado. Esta é uma conquista de muito tempo, o sonho a cada dia mais próximo. Nós do Legislativo juntamente com o Executivo, vamos trabalhar para que a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) esteja funcionando em nosso município, já no primeiro semestre de 2022”, disse o presidente.

A Unidade é um organismo que concentra num único endereço diversos serviços como cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), Detran-MG e outros. A proposta para a instalação do UAI teve início em maio deste ano, e no mês de julho foi encaminhada a documentação necessária para a solicitação. No mês seguinte veio a resposta positiva, mas algumas alterações teriam que ser feitas no prédio da Câmara.

Em setembro, Henriquinho Alonso, juntamente com o vice-prefeito Ricardo Garcia Arantes, o assessor administrativo da Câmara Municipal de Cássia, Rodrigo Valente e o funcionário do Centro de Apoio ao Cidadão, Clóvis Cardoso Correia, visitaram a UAI de Passos, onde foram recepcionados pelo coordenador Gustavo Borges Silva, no intuito de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais e a prestação de serviços à população.

Já no mês de outubro, foi agendada para novembro uma visita da Equipe Técnica da Diretoria Central de Atendimento Presencial (Decap), para uma nova análise do projeto e vistoria do prédio. A visita da equipe ocorreu no dia 16 de novembro e no último dia 25, o projeto foi aprovado.

Conforme o documento enviado para a Câmara Municipal do último dia 29 de novembro pela Seplag, o imóvel para sediar a Unidade de Atendimento Integrado no Município de Cássia, considerando a visita realizada no dia 16 de novembro, pela equipe Técnica da Diretoria Central de Atendimento Presencial.

O imóvel localizado Praça Juscelino Kubitschek, 108 (prédio da Câmara Municipal) atende todos os requisitos constantes do convênio. Após análise dos documentos o imóvel foi aprovado para a implantação da unidade, colocando a equipe à disposição para as tratativas das próximas etapas da implantação da Unidade.

O presidente da Câmara Henriquinho Alonso agradeceu a todos os vereadores, ao vice-prefeito Ricardo Graia e ao prefeito Rêmulo Carvalho Pinto, o Reminho.