Destaques Geral

Eventos marcam bicentenário de São Sebastião do Paraíso

Por Felipe Misuraca / Especial

27 de outubro de 2021

Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, iniciando os atos de celebração aos 200 anos do município, participou na manhã de segunda, 25, da inauguração do Obelisco do Bicentenário, idealizado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Paraíso (Acissp). O monumento foi construído no canteiro central da Avenida José de Oliveira de Brandão, em frente à Câmara Municipal, e o evento contou com representantes de diversos segmentos.

Logos após, foi realizado o armazenamento da Cápsula do Tempo no jardim da Câmara Municipal, com mensagens de esperanças para o futuro. A cápsula deve ficar armazenada no local até 2050, quando será aberta novamente. Em continuidade à manhã de celebração ao Bicentenário, também foi realizada na Secretaria de Ciência e Tecnologia a inauguração da Biblioteca prefeito Luiz Ferreira Calafiori, em homenagem aos seus trabalhos prestados ao município.

Durante o encontro, onde também foi realizada a inauguração oficial do programa Paraíso Digital (internet gratuita para a população), o prefeito destacou a importância do historiador e ex-prefeito de Paraíso, Luiz Ferreira que, emocionado pelas homenagens, entregou um exemplar de um de seus livros para a biblioteca. Por fim, foi realizada uma Missa de Ação de Graças aos 200 anos de São Sebastião do Paraíso, na igreja matriz de São José.

Na parte da tarde foi programada uma visita aos locais onde a Prefeitura realizou a pavimentação de ruas que, há mais de 20 anos, aguardavam asfaltamento. Entre os locais, estão o Parque Industrial II e Jardim América. No domingo, o prefeito Marcelo Morais, o vice- Daniel Tales e vereadores, também realizaram visita ao calçamento das ruas do distrito de Guardinha.

Prefeitura anuncia ações para o município

A programação comemorativa dos 200 anos teve prosseguimento à noite. Em celebração ao bicentenário de São Sebastião do Paraíso, a Prefeitura promoveu na segunda-feira, 25 de outubro, cerimonial no Teatro Municipal Sebastião Furlan onde foram anunciadas diversas ações no campo da saúde, educação e infraestrutura para o município. O prefeito Marcelo Morais e o vice-prefeito, Daniel Tales, também prestaram homenagem aos vereadores pelo empenho em ajudar a Administração a mudar a realidade da nossa cidade.

Abrindo o Cerimonial dos 200 anos, o médico e vice-prefeito, Daniel Tales lembrou os desafios enfrentados pela Administração mediante a pandemia da covid-19, ressaltando as ações realizadas para diminuir os impactos da situação, entre elas ampliação do atendimento da covid-19 para 24 horas, aquisição de testes e investimentos em infraestrutura. Também anunciou melhorias nas USFs, conclusão da USF no Rosentina, além de uma Central da Saúde na Prefeitura, para acelerar demandas que hoje afogam o sistema.

Já o prefeito Marcelo Morais, além de recordar os principais desafios para a Administração, entre eles dívidas, contratos vencidos e falta de itens básicos para manter a máquina pública funcionando, mostrou como o empenho da Gestão consegui resolver grande parte dos problemas. O prefeito ressaltou as obras que já foram realizadas nesses 10 meses de mandato, como o calçamento das ruas de Guardinha, continuação do asfalto, pavimentação de ruas no Jardim América, Europa e Parque Industrial II, além do refilamento de algumas ruas.

Anunciou também diversas obras que serão realizadas para marcar o ano do Bicentenário, como asfaltamento da estrada da Noca, calçamento em Termópolis, pavimentação e refilamento de diversas ruas do Município, construção de uma escola no Veneza, uma escola/creche no Diamantina e no Belvedere, além de destinação de recursos para os caixas escolares. Encerrando a noite, aconteceu a live do grupo Mais que Muleke.