Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

12 de Maio de 2021

Cidadã passense que, por um erro no GPS da cegonha (há muito, muito tempo atrás…) foi nascer na vizinha cidade de Cássia, a ex-assessora do estadual CássioSoares, ex–assessora de Gabinete na gestão Carlos Renato Lima Reis, atual secretária municipal em Cássia etc. etc. etc. Olga Bastos, desde sexta-feira passada agora também é Mestre em Sociologia, a partir de tese defendida em bancada armada pela UEMG-Passos acerca da “Implantação da Educação Empreendedora no Município de Passos…

…Ninguém menos que o professor, mestre e doutor Itamar Faria – o senhor UEMG-Passos – foi o orientador de Olga. Em tese que tratou das experiências, erros, acertos e tudo mais em torno da implantação de tal projeto nas escolas municipais de Passos, na gestão passada. O que – entre outros reconhecimentos – deu a Renatinho Ourives o prêmio de “Prefeito Empreendedor” no Estado de Minas Geraes (numa premiação promovida pelo Sebrae); depois, concorrendo em nível nacional, a “Educação Empreendedora” daqui ficou num honroso2º lugar e, ainda, rendeu o convite para o ex-prefeito falar em Medellin, na Colômbia, sobre a experiência local com a “Educação Empreendedora”…

…Agora mesmo, como que coroando a tese defendida por Olguinha, lá na Capital Federal o MEC, em conjunto com o Sebrae, pactuaram que todas as escolas no Brasil terão em sua grade curricular, doravante em diante, a “Educação Empreendedora”. Olga Bastos é mestre nisso!

Não menos no Planalto Central, o federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Furnas (a usina, a empresa, o lago…), ressaltou numa prosa também federal & oficial, hontem, que vender a empresa é caminhar na contramão do futuro. “Sempre votei a favor do governo, mas no caso de Furnas não tenho como ser a favor porque os prejuízos para nossa região serão enormes”, mandou ver Madeira.

Deputado federal, senador da República, presidente do Senado, isso o conterrâneo Rodrigo Pacheco tira de letra. Complicado mesmo é fazer as vezes de bombeiro por conta das bolsonaradas. Como agora mesmo, em carta encaminhada ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, onde o presidente do Senado destacou a “conduta externa responsável e construtiva” adotada por ambos países. E o propósito de ampliar a colaboração sino-brasileira na ciência, tecnologia, comércio e investimentos em geral. Num “esforço que requer diálogo ainda mais intenso e aprimoramento constante da coordenação política e diplomática”, afirma a carta enviada loguinho após ataques do presidente (sem partido, inclusive) da República à China, insinuando que o país asiático teria criado o coronavírus como instrumento de “guerra química”. A carta de Pacheco reiterou “a importância do relacionamento mutuamente relevante e construtivo” entre ambos os países. Ao menos epor enquanto, sem China, sem vacina!

Por essas e por outras quetais, agora mesmo até o famigerado Kakay, popularmente conhecido pela alcunha de Antônio Carlos de Almeida Castro – notório ci dadão de Patos de Minas, advoga do criminalista reconhecido pela prestação de serviços advocatí cios a políticos, empresários e ce lebridades (Lula, entre eles) – vê Rodrigo Pacheco como uma ter ceira via… se candidato como vice-presidente da República, em 2022…

Uma tendência mais naturalis ta. É assim que a Coleção Sculto re da Cerâmica Portinari se desta ca por trazer a pedra quartzita com veios e nuances, como se a própria pedra tivesse sido escul pida de maneira artesanal e rús tica. Uma arte para compor belos ambientes e cenários, já disponí vel nas lojas Ponto Bello Acaba mentos. Na Lavras, esquina com Dr Manuel Patti, em Passos.

O slogan municipal oficial diz que “Uma nova história começa agora”. A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos faz o que pode (?) e dá tratos na live festiva, pero nem tanto! para comemorar os 163 anos da emancipação político-administrativa da cidade de Passos – Eh! Ardeia. “Respeitando o presente. Almejando o futuro”…

…e requentando o passado (não muito distante). Assim sendo, na próxima sexta-feira, 14 de Maio do “Dia da Cidade”, tem a live “Passos 163 anos”. Já teve uma live “Passos 162 anos” ano passado. Então, nada de novo no front? Ora, direis, dentro dos conformes dos tempos de hoje é o que dá pra fazer e a live “Passos 163 anos” promete reunir mais de duas dezenas de atrações musicais e dançantes durante sua realização. Com direito a QR code ou coisa parecida, já que a live festejando a data querida da cidade, mais que comemorativa, vai ser também uma, digamos, ação entre amigos…

…ora, abrireis a boca novamen te pra dizer “mas há mal nenhum nisso!” Sim, bugre, tá certo mas tá esquisito. É mais ou menos como você ser convidado para ser a atração de uma festa de aniver sário e passar o chapéu entre os convidados para, também diga mos, ratear seu cachê. Uma mãe gentil não faria isso com seus ta lentosos filhos, ainda mais no aniversário dela, mãe gentil.

Enfim… a live “Passos 163 a nos” vai acontecer na próxima sexta-feira 14, a partir das 12h, com transmissão ao vivo e a cores pela web TV Passos. Mais de du as dezenas de atrações musicais e dançantes já confirmaram presenças…

…no line up da live, artistas co mo Martelo – a lenda; Negão da Sanfona; Alex Souza; Alisson Clê; Camila+Laís; bandas SB3 e NVD; Diguetto e DJ Lanusse; as bellydancers de Carissa Belly Dance; o grupo Divino Samba;o gospel Edvaldo Santos; Giovani Lima; os Grilos; Jeff Arantes; banda Kalhambex; Marcos Ver satt; Leandro Rooco; Matheus Te odoro; a dançarina Nathany Fran ça; Osbabuu; Thiago Honório, mais a banda The Vraish Nah. Por enquanto. Feliz cidade, Pas sos! Que os filhos teus não fojem à luta!

O Outono 2021 na Sangue Azul tem novas atrações. Chegaram as bolsas, mochilas, carteiras e acessórios Sergio’s. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) #sangueazul homem
Além de peças de uma coleção cheia de bossa, estilo e acabamento impecável que faz a fama das coleções Nova D, a grife mandou embalar um mimo que é assim mesmo: um mimo! Feito especialmente para o Dia das Mães, mas o kit “Sono de Seda” Nova D ainda continua em cartaz. Embalado numa caixa especial, contendo uma fronha de seda, uma máscara para dormir e um elástico para cabelo. Em cores e estampas variadas. Com a magia e a alfaiataria dos produtos Nova D. Sempre chiques.

Em tempo de ativar um canal pra chamar de seu, no YouTube e no Facebook, o violonista passense Celso Faria compartilha a “Valsa da Outra Esquina”, de Arthur Bosmans. Composta em 1988 e dedicada a Francisco Mignone, a peça foi a última obra de Arthur Bosmans para o violão. É do próprio Celso Faria a primeira gravação mundial desta música (para o CD “100 anos de Arthur Boamans”). Celso convida a patuleia a se inscrever no seu canal, ativar o sininho para notificações e mais novidades, em breve.

Enquanto isso, tendo um outro violonista, compositor, arranjador e produtor musical Geraldo Vianna como convidado, o não menos e já mencionado Celso Faria – também violonista, professor e produtor cultural – estreiou hontem o “Ciclo de Entrevistas”, onde ele é o apresentador. O web programa tem apoio cultural desta Pholha da Manhã. Vianna, convidado para a estreia do Ciclo, falou sobre o “O Charme do Violão Mineiro”.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

A proposta de aproveitamento de resíduos das fábricas de mó-veis rústicos de Passos, projeto da arquiteta Denise Salgado, conti nua a todo vapor. Agora com o apoio do industrial moveleiro e vereador Plínio Costa de Andra de na estruturação – divulgação, cronograma de implantação e busca de parcerias, como a da Secretária Municipal de Desen volvimento Social, Trabalho e Renda/Sedest. Uma primeira tur-ma reunindo 10 artesãs já tem aulas semanais agendadas.

A propósito do 14 de Maio que vem raiando – o Dia da Cidade – acordo entre representantes do Sindcom e SindPass, flexibiliza o funcionamento do comércio de Passos na próxima sexta-feira, feriado (só que não!) de comemo ração ao aniversário da cidade. De modos que o comércio de Pas-sos estará funcionando normal-mente. Só por curiosidade escla-recedora: isso inclui os bancos?

Tem exposição de troféus conquistados pela equipe sempre campeã – inclusive campeã mun-dial – de Futsal Feminino de Pas-sos. A expô itinerante dessa vez faz rasante nas vitrines da Ultra Móveis, que é uma das apoiado-ras da equipe. Os troféus enfei-tam vitrine na Ultra Móveis até o dia 25 de Maio.

Para quando tudo isso aí fora passar… O pessoal da área do trade do Turismo fez as contas e calculou que os consulados dos Estados Unidos no Brasil emiti-ram mais de 500 mil vistos no país em 2010. E mais de 700 mil vistos em 2011. Como são vistos que valem para um período de 10 anos, a conta é de que quando tudo voltar a uma normalidade, os consulados americanos em terras brasileiras terão, nada mais nada menos, que uma demanda acumulada de mais de 1 milhão e 200 mil vistos a, eventual mente, serem renovados. Fora os que serão emitidos pela primeira vez. Calculem só o tamanho dessa fila!

Para novos vistos, para renovar vistos, para novas viagens – as melhores viagens – depois de so-breviver a todas as ondas colo-ridas, a Munditur está de volta, repaginada, redecorada e de por-tas abertas para atendimento no presencial… mas todo mundo com máscara e todas as proteções próprias para esses tempos. Por que é devagar que se vai ao longe! Via Munditur, na Rua Santo Antônio, 79. Pelo telefone, dial 35/3521-6373.


Enfim casados! Camila e Jason – respectivamente, os filhos de Cácio Gonzaga Santos/Maria Aparecida Santos e de Neliton Alves da Silva/Aparecida Nunes dos Santos – posam de esposa e esposo. Noite dessas, de cerimônia religiosa-e-festa reunindo absolutamente o número de convidados possível, em conformidade com os mandamentos para enfrentar uma pandemia. mas sem a ternura, jamais!


Praticamente um passense, Cacá Trovó (esquerda) é, há tempos, o cinegrafista de todas as reportagens sobre o dia-a-dia da cidade, na tela da Eptv Sul de Minas – e o repórter Gustavo Oliva -, em ação. Dia desses, no downtown d’ardeia


Impagável criação do professor, photógrafo premiado e multimidias mais José de Paula, “os pequeninos” estão de volta. Depois de um longo período de peregrinação, sabe-se lá por quais mundos, os pequeninos retornam a sua jornada. Será que eles vão conseguir? Uma luz apareceu no horizonte. Será que chegaram ás Minas Gerais? vale a fama de “terra do café”? como sobreviver com o dolar na casa dos mais de r$ 5.oo? e ao corona? a saga dos pequeninos está só recomeçando!


Um look imperdível: um duo de blusa & calça em estampa exclusiva de trama, em tons que vão do bege ao marinho. em tecido de alfaiataria comfy. Independente do estilo e da cor, a Coleção #ULTRA da Nova D tem o look perfeito
para você arrasar. De quebra, passe pra conferir a SEMANA #deunatelha. Também pelo e-commerce, pelo WhatsApp ou presencialmente, na Nova D/avenida da moda


Vai que cola! Os nobres vereadores Aline Macedo e Michael Silveira, mais o servidor servidor Vinícus Muzetti
foram os coordenadores da aula inaugural do projeto “Parlamento Jovem 2021” – pretendido como
uma luz de incentivo à iniciação política, amém! Dia desses, a bordo da refrigerada Câmara Municipal de Passos