Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

26 de março de 2021

Correndo atrás do prejuízo causado pelo executivo federal – aquele cujo qual o pessoal do To-cantins manda ver que “não vale um pequi roído” – o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, pilota agora mesmo u-ma grande reunião com todos os governadores de estados do Bra-sil…

…Será a primeira ação de Pa-checo no recentíssimo comitê de crise criado (depois de ano para coordenar ações de enfrenta-mento contra o Covid-19. Na pauta dessa primeira reunião do Comitê Gestor de enfrentamento da pandemia com a participação dos governadores dos Entes Federados, a palavra de ordem será uma só: vacinação já, ampla, geral e irrestritamente…

…Mas isto toda a patuleia já sa-be e não discute. Como também não se discute a capacidade téc-nica verde-amarela de vacinar em massa, com agilidade, a bu-grada toda, em toda a terra bra-silis…

…A grande perguntinha é – ou, melhor, as grandes perguntinhas são: cadê as vacinas, oras?!? Elas já foram compradas? Estão a ca-minho? Em quantidade sufici-ente? Chegarão quando? Antes de novas cepas do velho corona-vírus dominarem a geral?..

…A reunião dos governadores dos Entes Federados com o Comitê Gestor de enfrentamento da pandemia – batata das mais quentes colocada no prato do conterrâneo senador-presidente – vai acontecer em forma de video conferência, agorinha mesmo, das 8h às 10h.

Ah, sim, não-imunizados: repa-raram que o Zé Gotinha (que estava meio sumido do mis-èn-scene da vacinação verde-ama-rela contra o coronavírus-19) apareceu anteontem, naquela outra reunião geral convocada pelo presidente do Palácio da Al-vorada!?! A última vez em que o iconográfico Zé Gotinha apare-ceu, no oficial, ele se recusou a cumprimentar o tal presidente. Zé Gotinha é Zé, não é mané!

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como trata-mento, massagem como relaxa-mento, com atendimento a domi-cílio e com todos os procedi-mentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupun-turista Mayna Elias. Agenda-mentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Enquanto isso, ali no Hemis-fério Norte, nos Estados Unidos, depois de vacinarem bem rapi-dinho mais de 100 milhões de caras-pálidas, vem aí um teste de novas medidas de segurança para shows. Presenciais: somente pes-soas vacinadas contra a Covid-19 podem participar! A primeira experiência do tipo vai acontecer com umaapresentação ao vivo de Brandi Carlile, no próximo domingo 28, só para imunizados.

No caso, para quem recebeu, até antes do dia 14 de março, ambas doses da vacina da Pfizer ou da Moderna, ou a dose única da Johnson & Johnson. Que poderá ser escolhido, aleatoriamente, para participar do show, que será um evento-teste. A eficácia dos imunizantes acontece duas semanas após aplicação.

O show de Brandi Carlile terá transmissão ao vivo e, apesar de ser para um pequeno número de convidados, vai seguir todas as medidas de segurança contra a Covid-19: o local do show receberá apenas 25% da sua capacidade total, o público vai precisar usar máscara e praticar distanciamento social. Mais 12 dias depois para avaliação da experiência. E vamo que vamo!

Pelos lados do 11º melhor hos-pital do Brasil, segundo ranking 2021 da revista “Newsweek”, o tempo não para; e nem pode parar pelos lados da Cidade da Saúde e do Saber – aquele mega-hiper-ultra projeto da Santa Casa de Misericórdia de Passos para o futuro… que já chegou, bugra-da! Esta semana, por exemplo, a Inova Máquinas, da revenda John Deere, mandou ver a “en-trega técnica” de uma retroesca-vadeira 310L da marca. A má quina chega para ajudar e acele rar esse sonho possível de cidade da saúde e do saber, em execução.

Da Fazenda Vale da Bateia, na Serra da Canastra,vieram os premiados queijos; acompanha dos de uma garrafa de vinho Marselan ou Malbec, da Casa Val duga; de pão italiano da Padaria Estrela; focaccia e pães artesa nais de cenoura e beterraba pre parados pelo chèf Lele, da Azul Culinária; manteiga aromati zada, caponata de berinjela e to mates confitados preparados pelo chéf Thales Andrade; geleia de pimenta da Bita, da Padaria Al vorada; nuts & damascos da Espaço Natural. Tudo em caixas personalizadas enviadas person-to-person aos profissionais da Arquitetura in Passos.Na quarta-feira, em tempo de conexão com o mundo – dessa vez, virtual – da 19ª Expô Revestir, mais especifi camente com o stand virtual da Cerâmica Portinari…

…Em tempo de apresentar seus lançamentos Vinte21 e discutir o “Ressignificar o Morar”, em evento também protagonizado pela PontoBello Acabamentos.

O conceito e inspiração para a criação de ambientes únicos e autênticos, em forma de pisos e revestimentos da nova coleção da Portinari, daqui a pouco, na Pon-toBello Acabamentos – a primei-ra butique de pisos e revestimen-tos da região. Real e presencial-mente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.e autênticos.

A gestora de Cultura, Maria Helena Cunha; o ex-integrante do Grupo e idealizador do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Chico Pelúcio; a especialista em qualificação de gestores culturais e à pesquisa, Isaura Botelho; a especialista em Gestão Cultural, Diana Gebrim; Patrícia Faria, Isabella Vieira, Flaviano Souza e Silva já passaram pelas salas virtuais do “I Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais” pilotando oficinas e minicursos acerca da gestão e a produção cultural, elaboração de projetos, boas práticas em prestações de contas, gestão de espaços e carreiras, política cul-tural e por aí afora…

…O festival, que é uma reali zação da Conexão Cultura e foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, com os apoios do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Tu rismo, do Governo Federal, foi iniciado na segunda-feira e en cerra-se hoje, recebendo Rômulo Avelar para falar sobre “Organi zação e Trabalho Coletivo”.

…O “I Festival de Gestão e Pro dução Cultural de Minas Gerais” também tem o apoio da Adesc Regional, da Trupe Ventania e da Inspire Gestão Cultural. O festival tem, de quebra, até uma interlocutora de Libras, convida da para facilitar o acesso do conteúdode todos os eventos programados à população.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, ca- misetas Highstil, jeans DTA, ca- misas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Santos Cristos!!! Por enco menda da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histó rico de Passos, o videorama Ita mar Bonfim está às voltas com uma edição pra lá de especial de “Jesus – A Paixão ao Vivo em Passos”. Paixão, não! Paixões: desde aquela, onde o “Cristo” foi Antonio Theodoro Grilo, apre sentada na ribalta do Teatro Ro-tary, em 1989, até as produções mais recentes do espetáculo…

…Que já teve, por anos, palco fixo no adro externo da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos. Depois ganhou itinerân cia – uma verdadeira via sacra – passando por bairros d’Ardeia, como o São Francisco, São Bene dito, Penha, Santa Luzia, Casa rão (bairro atualmente em voga na cidade). Chegou ao então antigo Porto Passos-Glória, onde o recém-vencedor do Big Brother Brasil, o passense André “Dho miny” Fontes e o ator-mor do Te atro mineiro e não menos pas sense, Ezechias Marques, fize ram participações especialís simas e o espetáculo provocou o maior congestionamento de veí culos na história dos 8 quilôme tros do trecho passense da rodo via Passos-Glória…

…A Paixão ao vivo na Jerusalém made in Passos também foi apre-sentada em palcos de outras cida-des da região (e até gerou filho tes)…

…De volta à cidade, experimen-tou outros palcos montados na esplanada da Estação Cultura, um palco apocalíptico montado, não no adro, mas no asfalto em frente a Igreja Matriz e foi apre-sentada, por vários anos, em pal-co-country, com direito a arqui bancadas cobertas, na arena de rodeios e shows do Parque de Exposições…

…O trabalho que está sendo preparado pelo videasta Itamar Bonfim, a partir de imagens gra vadas por ele e por outros vários profissionais da imagem e do som na cidade, ao longo de quase três décadas de “Paixão ao Vivo” está mais para uma subida ao Calvário, fariseus! Assistam. Isto também é Passos!

A semana é santa! Missas ás 18h, celebradas simuntanea-mente na Capela São Francisco e Igreja Matriz, amanhã, 27 de março, marcam o início da Sema-na Santa 2021. A programação completa com os dias, horários e que tipo de celebrações programa das para Semana Santa na Pa róquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, por exemplo, já está em suas redes sociais. As celebra ções a serem iniciadas prosse guem até o Domingo de Páscoa, no dia 4 de abril.

Já na Capela do Carmelo São José, no domingo 28, ás 8h, acon tece celebração eucarística do Domingo de Ramos. Sem a pro cissão, mas com bençãos dos ramos (que devem ser levados pe los participantes). Nos dias 29, 30 e 31 de março, Santa Missa ás 7h. Na quinta-feira, 1º de Abril, tem missa de Lava-pés ás17h… porém sem a cerimônia do lava-pés. Nem a tradicional vigília, em seguida.


A tão sonhada, aguardada, precisada, salve! salve! primeira dose da santa coronavac já está trabalhando na defesa de corpinhos como o de Mariângela Pereira, da Divina mãe dias, de Jovita Freitas e não menos de Elisa Mezêncio. Todas devidamente imunizadas com a primeira dose da vacina. uma segunda dose – e mais 100 mil vacinados aqui na ardeia – já dá pra pensar em por o “bloco deixa o cuca aí” e outros blocos na rua, né não minhas filhas??? #vacinasim


ULTRA, cool, violet, chic!!! Enquanto não chega no presencial (nas lojas físicas), a nova coleção #ULTRA-Nova d está bombando e toda disponível para compras on-line na E-store e no WhatApp da sua loja favorita. Com direito a fashion film e a atendimento online. Acesse. assista. descubra #ULTRA. Cubra-se de #ultra


O mundo é para os fortes, Matteo! Em parto normal de cócoras, conduzido (e trazido) pelas mãos da doutora maria lucia pereira, com a assessoria da fisioterapeuta dadassa lemos, matteo – o segundo filho do casal Ciro Pimenta/Alice Mattar – fez sua estreia nesse mundo muito louco. Às 16h30 do dia 24 de março, Em parto normal …sem anestesia!