Destaques Esporte

Arbitral da 2ª Divisão do Mineiro registra recorde de clubes inscritos

Ézio Santos

25 de Maio de 2022

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – A Federação Mineira de Futebol (FMF) promove hoje, 25, a partir de 14h, de modo remoto ou através de plataforma digital, a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O interessante é que mesmo na atual conjuntura econômica que atravessa o país, houve recorde de inscrição de clubes interessados na disputa a partir do segundo semestre.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da entidade, 29 clubes confirmaram participação no encontro via internet, mas nenhum dirigente é obrigado a acessar o link para participar coletivamente do evento. Também os que estiverem on-line do começo ao fim da reunião, poderão desistir do campeonato até uma determinada data estipulada pela FMF, como por exemplo, quando ocorrer a vistoria do estádio indicado para o mando de jogos. O clube será punido severamente com suspensão e multa, caso desista da competição depois da divulgação da tabela oficial de jogos.

O único clube da região do sudoeste do estado inscrito é o Passos Futebol Clube (PFC), e seu presidente, Virgínio Leopoldino garantiu nesta terça-feira, dia 24, que vai participar do arbitral e disputar a Segundona. “Eu entreguei o pedido de cessão do estádio municipal Geraldo Starling Soares nas mãos do prefeito Diego Rodrigo de Oliveira, e ainda espero uma resposta positiva. Do contrário, vamos mandar os jogos provavelmente em Nova Serrana. A participação do tricolor passense é uma decisão concreta, mas temos quase três meses para acertarmos tudo sobre o time e o estádio, que espero ser o Starling”, afirmou.

Mesmo sem saber onde o PFC vai mandar seus jogos, o dirigente está mais confiante em atuar na cidade, porque, segundo ele, o vice-prefeito, Arlindo Nascimento, adiantou que o pedido está na Procuradoria-Geral do Município.

“Apenas um Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público estadual, que ainda não tenho conhecimento de seu teor, pode impedir a prefeitura de ceder o estádio. Aí é um tanto quanto complicado para a prefeitura reverter a situação. Mesmo assim vou participar do arbitral, confirmar a participação do clube da Segundona. Se jogarmos sempre longe de Passos vai aumentar as despesas, mas estou firmando uma parceria com um grupo de desportistas de outra cidade e isso vai facilitar o tricolor se envolver na disputa do torneio que será regionalizado na fase classificatória”, adiantou o presidente.

A lista de clubes convidados para a reunião remota é a seguinte: América FC/Teófilo Otoni, Inter de Minas/Itaúna, AE Paracatu, Bétis/Rio Branco, Boston City/Manhuaçu, Mamoré/Patos de Minas, Figueirense/São João del Rei, Guarani/Divinópolis, Inter/São Gotardo, Juventus/Minas Nova, Minas Boca/Sete Lagoas, Nacional/Uberaba, Valeriodoce/Itabira, XV de Novembro/Uberlândia, Araguari AC, Araxá EC, AC Três Corações, AC Serranense, Itabirito FC, Passos FC, Montes Claros EC, Poços de Caldas FC, e Santarritense FC. Os três municípios com dois clubes são: Contagem (Coimbra EC e Contagem EC), Juiz de Fora (AE Uberabinha e EC Villa Real), Ipatinga (Ideal e Novo EC).

A FMF alertou que, “conforme anos anteriores, o clube que, sem justificativa plausível, não comparecer ao Conselho Técnico, renunciará ao seu direito de participação no referido campeonato”.