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DEFESA DO CONSUMIDOR

Apostadores on-line 

Cerca de 24 milhões de brasileiros realizam apostas on-line, segundo o Banco Central. O valor movimentado nessa prática pode superar os R$ 20 bilhões por mês. Vistas por muitos como uma forma de renda extra, as apostas eletrônicas são alvo de atenção do Governo por conta do aumento do endividamento da população. 

 

Endividados 

Pesquisa recente do DataSenado revelou que quatro em cada dez brasileiros que apostam mensalmente estão endividados, com contas atrasadas há mais de 90 dias. Em geral, não é possível recuperar dinheiro perdido em apostas feitas em sites legais. No entanto, existem situações específicas em que você pode ter direito à restituição dos valores. 

 

Restituição 

Algumas plataformas exploram pessoas vulneráveis com bônus enganosos ou dificultam os saques. Em caso de situação de vício, no qual o consumidor pode ter sido vítima de práticas abusivas, existe a possibilidade de restituição.  

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece proteção contra empresas que prejudicam a saúde física ou mental dos consumidores para obter lucros. Segundo o código, nenhuma empresa pode agravar ou explorar problemas de saúde com esse objetivo. 

O Serasa listou quatro situações principais em que o CDC pode oferecer proteção ao consumidor que se sentir lesado em uma prática de aposta on-line. De acordo com a empresa, o CDC não garante recuperar perdas normais em apostas, mas protege contra práticas abusivas das empresas. Ele oferece proteção em quatro situações principais. 

 

Falhas técnicas  

Se o site apresentar problemas, como travamentos durante apostas ou dificuldades para sacar ganhos, é direito do consumidor receber reparação. A empresa é responsável por corrigir os erros e compensar eventuais prejuízos. 

 

Propagandas enganosas 

Quando a plataforma divulga ofertas falsas ou promete ganhos irreais, os consumidores têm proteção legal. O artigo 37 do CDC assegura o direito de reparação em casos de publicidade enganosa. 

 

Cláusulas abusivas  

Termos de uso que limitam direitos, como restrições para saques ou dificuldades no cancelamento de contas, podem ser contestados com base no CDC, que protege contra práticas abusivas. 

 

Fraudes comprovadas 

Em casos de golpes ou falhas de segurança na plataforma, os consumidores têm direito a compensação. A empresa é responsável por garantir a proteção dos usuários e responder por negligência. 

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