Ícone do site Folhadamanha

Curso de Letras da Uemg faz projeto com alunos de escolas públicas

Projeto proporcionou aos discentes do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas./ Foto: Divulgação / Uemg.

PASSOS – O curso de Letras da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) – unidade Passos participou pela terceira vez do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a temática sobre produção textual, o projeto foi desenvolvido com os alunos de escolas públicas do município.

Segundo a Uemg, estudantes da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek e da Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto visitaram as instalações da universidade, acompanhados por dois docentes supervisores.

Para a professora Ana Bovo, o projeto é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do MEC que visa proporcionar aos discentes de cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. “Na Universidade do Estado de Minas Gerais o programa é dividido em vários subprojetos, de acordo com as unidades acadêmicas e com as áreas de interesse”, disse.

Segundo a professora, as coordenadoras do subprojeto de Língua Portuguesa desenvolvido na unidade Passos foram Ana Paula Corrêa Bovo e Bruna Toso Tavares, e os professores supervisores nas escolas parceiras foram os professores Messias Donizeti Maia Junior e Séfora Maria de Souza Lima.

“Nosso pressuposto é de que agimos pela linguagem e de que a produção de textos na escola é ação de linguagem. Portanto, assumimos tal prática como produção social, contextualizada, explorada a partir de gêneros e como dimensão fundamental para o desenvolvimento humano, desenvolvimento de um pensamento crítico e plena vivência da cidadania”, comentou.

“Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do que a universidade faz em termos de ensino, pesquisa e extensão. Cerca de 80 estudantes, duas turmas do 8º ano e uma turma do 2º ano do ensino médio, visitaram vários laboratórios, conversaram com estudantes e professores da universidade e passearam pelos blocos 1 e 5, conhecendo nossa estrutura e políticas de acesso. Essa foi uma das ações importantes para um dos objetivos do PIBID que é a aproximação entre o campo de formação e o campo de atuação de professores”, disse a professora.

Capacitação

A vice direção da unidade Passos disponibilizou para os funcionários, envolvendo administrativos e professores, o cadastro para a realização de capacitação para a formação em brigadistas, com o objetivo de atuarem em possíveis emergências na instituição.

Segundo a Uemg, o brigadista realiza ações contribuindo com os bombeiros em atividades relacionadas à prevenção de incêndios, prestação de socorro às vítimas, evacuação de emergência, uso de extintores e hidrantes, entre outras atividades.

De acordo com a instituição, a capacitação foi realizada na semana passada e contou com a presença de cerca de 50 servidores no treinamento, ofertado pela equipe do Corpo de Bombeiros em Passos.

Foto: Divulgação / Uemg.

Sair da versão mobile