Destaques Educação

Curso de Letras da Uemg faz projeto com alunos de escolas públicas

28 de fevereiro de 2024

Projeto proporcionou aos discentes do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas./ Foto: Divulgação / Uemg.

PASSOS – O curso de Letras da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) – unidade Passos participou pela terceira vez do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a temática sobre produção textual, o projeto foi desenvolvido com os alunos de escolas públicas do município.

Segundo a Uemg, estudantes da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek e da Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto visitaram as instalações da universidade, acompanhados por dois docentes supervisores.

Para a professora Ana Bovo, o projeto é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do MEC que visa proporcionar aos discentes de cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. “Na Universidade do Estado de Minas Gerais o programa é dividido em vários subprojetos, de acordo com as unidades acadêmicas e com as áreas de interesse”, disse.

Segundo a professora, as coordenadoras do subprojeto de Língua Portuguesa desenvolvido na unidade Passos foram Ana Paula Corrêa Bovo e Bruna Toso Tavares, e os professores supervisores nas escolas parceiras foram os professores Messias Donizeti Maia Junior e Séfora Maria de Souza Lima.

“Nosso pressuposto é de que agimos pela linguagem e de que a produção de textos na escola é ação de linguagem. Portanto, assumimos tal prática como produção social, contextualizada, explorada a partir de gêneros e como dimensão fundamental para o desenvolvimento humano, desenvolvimento de um pensamento crítico e plena vivência da cidadania”, comentou.

“Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do que a universidade faz em termos de ensino, pesquisa e extensão. Cerca de 80 estudantes, duas turmas do 8º ano e uma turma do 2º ano do ensino médio, visitaram vários laboratórios, conversaram com estudantes e professores da universidade e passearam pelos blocos 1 e 5, conhecendo nossa estrutura e políticas de acesso. Essa foi uma das ações importantes para um dos objetivos do PIBID que é a aproximação entre o campo de formação e o campo de atuação de professores”, disse a professora.

Capacitação

A vice direção da unidade Passos disponibilizou para os funcionários, envolvendo administrativos e professores, o cadastro para a realização de capacitação para a formação em brigadistas, com o objetivo de atuarem em possíveis emergências na instituição.

Segundo a Uemg, o brigadista realiza ações contribuindo com os bombeiros em atividades relacionadas à prevenção de incêndios, prestação de socorro às vítimas, evacuação de emergência, uso de extintores e hidrantes, entre outras atividades.

De acordo com a instituição, a capacitação foi realizada na semana passada e contou com a presença de cerca de 50 servidores no treinamento, ofertado pela equipe do Corpo de Bombeiros em Passos.

Foto: Divulgação / Uemg.