Destaques Esporte

Cruzeiro enfrenta Botafogo pela 37ª rodada do Brasileiro

2 de dezembro de 2023

Neste ano, times empataram sem gols no primeiro turno./ Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – Cruzeiro e Botafogo protagonizam duelo de objetivos opostos nesta 37ª rodada do Brasileirão. Enquanto o clube mineiro tenta aniquilar a remota chance de rebaixamento, o carioca sonha com a vitória e a soma de resultados favoráveis de outras equipes para permanecer na briga pelo título brasileiro. Neste domingo, 3, às 18h30, a dupla atua no Engenhão.

A Raposa iniciou essa rodada na 14ª posição, e chega para o confronto embalada pela sequência de quatro jogos sem derrotas. No mais recente, empatou com o Athletico-PR. A última derrota no torneio aconteceu no dia 11 deste mês, para o já rebaixado Coritiba.

Ao contrário do clube celeste, o Glorioso vive péssima fase. Ainda que tenha iniciado a rodada na vice-liderança, é a terceira pior equipe do returno, e não vence há nove jogos. A última vez que somou três pontos foi em 18 de outubro, sobre o também rebaixado América.

Os resultados positivos conquistados nesta reta final de Brasileirão para confirmar a sua presença na Série A não é o único fator que faz do Cruzeiro favorito para a partida de hoje. No retrospecto diante do Botafogo, a equipe de Minas Gerais não é derrotada desde 2016, quando foi superada pelo placar de 2 x 0, em duelo válido pela 24ª rodada do torneio daquele ano.

Desde então, se encontraram dez vezes, com três vitórias celestes e sete empates. Neste ano, o Alvinegro carioca visitou o Cruzeiro e empatou em 0 x 0, na penúltima partida do primeiro turno.

Escalações

O técnico Paulo Autuori não deve contar com Mateus Vital, com um trauma no pé. Ele indicou que poderá preservar os jogadores considerados mais desgastados. O Cruzeiro também não terá o lateral William, suspenso. A tendência é que Helibelton Palácios assuma a função no setor. 

Assim, a Raposa deve formar com: Rafael Cabral; Marlon, Luciano Castán, Neris e Palacios; Machado, Japa, Ian Luccas e Matheus Pereira; Bruno Rodrigues e Arthur Gomes.

O Botafogo tem um grande problema. Um dos seus principais jogadores, o meia Eduardo, cumprirá suspensão após ser expulso diante do Coritiba. Por outro lado, Danilo Barbosa retorna e deve reassumir sua posição entre os titulares. O técnico Tiago Nunes contará com o atacante Diego Costa, recuperado de lesão. Ele disputa posição com Hugo para a vaga de Eduardo. 

Dessa forma, deve atuar com: Lucas Perri; Danilo Barbosa, Adryelson e Victor Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Hugo (Diego Costa); Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá.