3 de abril de 2023
O desejo de encerrar o vínculo com a marca alemã é antigo./ Foto: Reprodução.
Leonardo Pedro
PASSOS – Após gafe cometida pela Adidas no anúncio do novo uniforme do Atlético na semana passada, o Cruzeiro deve rescindir o contrato com a marca alemã. O clube já manifestou formalmente o desejo de romper o vínculo e deve fechar com outra distribuidora de materiais esportivos: a Nike, segundo informações da Rádio Itatiaia.
Na última sexta-feira, 31 de março, a empresa alemã divulgou em seu site o novo uniforme do Galo, e apontou o Alvinegro como o ‘maior de Minas’, o que gerou revolta entre os cruzeirenses e a diretoria do time. Pouco tempo depois, a mensagem do anúncio foi alterada para: ‘Pra mostrar todo o seu amor pelo Galo mineiro’.
“Em relação a Adidas, é difícil, né?! Mais uma falha (da empresa). Lamento muito, (só que) ainda não conversei com eles, estava em reuniões. Mas vou conversar. A gente vai se posicionar muito firme em relação a isso. Não só o ocorrido de hoje, mas (também sobre) vazamento de camisas, erros que vêm se repetindo”, disse Gabriel Lima, CEO da Raposa, em entrevista.
“E eu sempre falei com eles que eu quero ver a diligência alemã aplicada também ao Brasil, ao Cruzeiro. Mostram um profundo desconhecimento do que estão fazendo, uma falta de respeito com a gente e com o torcedor cruzeirense. Vai ser tratado de maneira dura por nós”, disse.
Ainda que o estopim para a rescisão entre Cruzeiro e Adidas tenha ocorrido na última sexta, o desejo de encerrar o vínculo com a marca alemã é antigo. Há seis meses, Ronaldo Fenômeno estudou a troca para a Nike, distribuidora a qual ele tem contrato vitalício.
No momento, o Cruzeiro tem contrato com a Adidas até o fim de 2025. Cerca de 25% do valor inicial (antes de chegar às lojas) da venda de camisas e outros produtos do clube ficam com a Raposa (só recebe aquilo que vende). Com esse modelo de acordo, a equipe celeste recebe apenas R$3,5 milhões por ano.
Para Ronaldo o valor é muito baixo. Nos anos de pandemia, o Cruzeiro, praticamente, pagou para vestir a Adidas, por conta do acordo assinado por Vagner Pires de Sá, em 2020, que teve uma antecipação de R$2 milhões.
Nesta edição do Campeonato Brasileiro, apenas o Corinthians tem o seu material esportivo distribuído pela Nike. Adidas e Umbro são as marcas com mais times (cinco cada). A alemã fornece Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo. Já a inglesa para Santos, Grêmio, Fluminense, Cuiabá e Athletico-PR.
Puma (Palmeiras), Kappa (Vasco da Gama), New Balance (Red Bull Bragantino), Reebok (Botafogo) e Volt (América), assim como a Nike, fornecem apenas um clube. Bahia, Coritiba, Fortaleza e Goiás têm marca própria.