Ícone do site Folhadamanha

Cruzeiro deve rescindir contrato com Adidas

O desejo de encerrar o vínculo com a marca alemã é antigo./ Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – Após gafe cometida pela Adidas no anúncio do novo uniforme do Atlético na semana passada, o Cruzeiro deve rescindir o contrato com a marca alemã. O clube já manifestou formalmente o desejo de romper o vínculo e deve fechar com outra distribuidora de materiais esportivos: a Nike, segundo informações da Rádio Itatiaia.

Na última sexta-feira, 31 de março, a empresa alemã divulgou em seu site o novo uniforme do Galo, e apontou o Alvinegro como o ‘maior de Minas’, o que gerou revolta entre os cruzeirenses e a diretoria do time. Pouco tempo depois, a mensagem do anúncio foi alterada para: ‘Pra mostrar todo o seu amor pelo Galo mineiro’.

Em relação a Adidas, é difícil, né?! Mais uma falha (da empresa). Lamento muito, (só que) ainda não conversei com eles, estava em reuniões. Mas vou conversar. A gente vai se posicionar muito firme em relação a isso. Não só o ocorrido de hoje, mas (também sobre) vazamento de camisas, erros que vêm se repetindo”, disse Gabriel Lima, CEO da Raposa, em entrevista.

E eu sempre falei com eles que eu quero ver a diligência alemã aplicada também ao Brasil, ao Cruzeiro. Mostram um profundo desconhecimento do que estão fazendo, uma falta de respeito com a gente e com o torcedor cruzeirense. Vai ser tratado de maneira dura por nós”, disse.

Ainda que o estopim para a rescisão entre Cruzeiro e Adidas tenha ocorrido na última sexta, o desejo de encerrar o vínculo com a marca alemã é antigo. Há seis meses, Ronaldo Fenômeno estudou a troca para a Nike, distribuidora a qual ele tem contrato vitalício.

No momento, o Cruzeiro tem contrato com a Adidas até o fim de 2025. Cerca de 25% do valor inicial (antes de chegar às lojas) da venda de camisas e outros produtos do clube ficam com a Raposa (só recebe aquilo que vende). Com esse modelo de acordo, a equipe celeste recebe apenas R$3,5 milhões por ano.

Para Ronaldo o valor é muito baixo. Nos anos de pandemia, o Cruzeiro, praticamente, pagou para vestir a Adidas, por conta do acordo assinado por Vagner Pires de Sá, em 2020, que teve uma antecipação de R$2 milhões.

Marcas e Clubes

Nesta edição do Campeonato Brasileiro, apenas o Corinthians tem o seu material esportivo distribuído pela Nike. Adidas e Umbro são as marcas com mais times (cinco cada). A alemã fornece Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo. Já a inglesa para Santos, Grêmio, Fluminense, Cuiabá e Athletico-PR.

Puma (Palmeiras), Kappa (Vasco da Gama), New Balance (Red Bull Bragantino), Reebok (Botafogo) e Volt (América), assim como a Nike, fornecem apenas um clube. Bahia, Coritiba, Fortaleza e Goiás têm marca própria.

Sair da versão mobile