Rafael Marcon
CAPITÓLIO – No próximo dia 10, o município de Capitólio vai sediar o 1º Seminário Regional de Turismo Rural do Sudoeste Mineiro, em uma parceria da prefeitura municipal com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg).
De acordo com o prefeito, Cristiano Geraldo da Silva, é esperado um público de cerca de 60 pessoas, eentre produtores rurais e empreendedores do setor de turismo. “Este evento traz a oportunidade de nossa cidade e nossa região mostrar o potencial no turismo rural. Capitólio é rico em belezas naturais e tem um povo rico em história e cultura gastronômica. É esperado um público entre 50 e 60 pessoas”, disse.
O prefeito afirma que o potencial do turismo rural é alto no município. Segundo ele, a expectativa da administração é que o pequeno produtor de Capitólio participe do seminário para o desenvolvimento das atividades no turismo rural. “Nossa expetativa é desenvolver as habilidades do pequeno produtor rural, para que adquira uma nova renda”, disse.
“O evento visa pessoas com potencial em desenvolver o turismo rural. Teremos palestras e, na parte da tarde, uma rodada de negócios. Além disso, o 1° Seminário Regional de Turismo Rural do Sudoeste Mineiro abre oportunidades para parceiros mostrarem seus produtos, auxiliando no desenvolvimento deste setor”, revelou.
Além da Emater, da Ameg e da administração municipal, o seminário de turismo rural deve contar com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicoob Credialto, ADR Conexão, entre outros. A prefeitura realiza somente investimento do local, além do coffee break para os participantes.
O seminário começa a partir das 8h30, no espaço de reuniões da Secretaria de Educação de Capitólio, e deve ter duração de 8 horas, com palestras, rodada de negócios e encontros entre os participantes. Na parte da manhã, o evento conta com apresentações por parte do Sebrae. Já no período da tarde, os parceiros vão apresentar seus produtos para uma rodada de negócios.
O turismo rural, também conhecido como agroturismo, é um tipo de atividade com foco em experiências na vida rural. Neste segmento, o turista tem contato direto com a natureza, agricultura e culturas locais, além de hospedagem e gastronomia em um ambiente rural.