Ícone do site Folhadamanha

Copa América 2024 deve desfalcar times no Brasileiro

Convocados desfalcarão os clubes em sete jogos do Brasileirão./ Foto: Reprodução.

Bianca Simionato

PASSOS – Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recusar o pedido feito por nove clubes para paralisar o Campeonato Brasileiro durante a Copa América de 2024, algumas equipes serão prejudicadas no torneio nacional. A Copa será realizada entre os dias 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos e os jogadores convocados devem desfalcar os times.

Os convocados para a competição continental vão perder, ao menos, sete jogos. O número engloba as rodadas 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 do Brasileiro, todas já com bola rolando nos EUA. É provável, no entanto, que clubes com convocados percam os atletas por mais tempo, já que as seleções passarão por um período de preparação antes do torneio.

Há clássicos nas rodadas citadas, como Palmeiras x Corinthians, por exemplo. Outros duelos que incluem equipes com selecionáveis são Fluminense x Internacional e Atlético x Flamengo.

A estimativa é de que, pelo menos, 20 jogadores virem desfalques. Na última Data Fifa, em novembro de 2023, os times da atual Série A cederam 29 atletas aos seus países de origem.

A alteração no calendário dos jogos foi pedida por Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

Em ofício à CBF, os clubes requisitaram que as datas das oitavas de final, quartas de final e finais da Copa do Brasil fossem remanejadas para dar espaço para rodadas do Brasileiro. Além disso, foi pedido que se reduzisse o tempo de descanso entre os jogos para três dias.

A CBF rejeitou alegando que as finais da Copa do Brasil após o Brasileirão poderiam conflitar com o Mundial de Clubes, e causar prejuízo à dinâmica das competições, além de deixar parceiros contrariados.

Sair da versão mobile