Política

Coluna Minas Gerais

17 de março de 2023

Empresa retorna Linhas da Itapemirim

A empresa Suzantur divulgou as previsões de início de operações por meio de arrendamento judicial de mais linhas que eram autorizadas ao Grupo Itapemirim que teve a falência decretada em 21 de setembro de 2022. Há operações como para Nanuque, Campina Grande e Aracaju.

Serão as primeiras operações relativas à Itapemirim; algumas linhas referentes à Kaissara já estão em operação. O empresário Claudinei Brogliato ressalta que a retomada das linhas faz parte do plano da Suzantur de colocar mais rápido possível a Itapemirim e Kaissara para voltar integralmente os serviços. (Em Tempo – Nanuque)

Juiz de Fora fica sem vacina contra varíola

Minas Gerais recebeu, na terça-feira, 14, as primeiras doses para a vacinação contra a varíola dos macacos (monkeypox). Ao todo, a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde conta com 1.101 doses do imunizante. A aplicação será direcionada a adultos de 18 anos ou mais, considerados de alto risco para infecção por varíola ou pelo próprio monkeypox.

A princípio, não há quantitativo previsto do imunizante para Juiz de Fora, de acordo com o que foi apurado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura junto à Superintendência Regional de Saúde. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a Unidade Regional de Saúde de Juiz de Fora, com 37 cidades da área de abrangência, irá receber 64 doses da primeira remessa da vacina. (Jornal Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Mariana tem 105 casos de dengue

A Prefeitura de Mariana informou que o município tem 105 casos confirmados de dengue. O número é alto e chama atenção para os perigos da doença, que pode levar à morte. Diante desse cenário, o poder público do município vem realizando diversas ações de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

O município também informou que o bairro Santo Antônio, conhecido como Prainha, tem o maior número de casos da doença. Dessa forma, a Prefeitura de Mariana, por meio da secretaria municipal de saúde, realizou um bloqueio químico dentro de todas as residências do bairro. Durante a aplicação, todos os moradores devem se retirar por pelo menos 30 minutos das residências. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

Banho de Cachaça no Roteiro de Fé

Depois de retirar do altar a imagem de Nosso Senhor dos Passos, do século 18, o grupo vai despi-la e dar um banho de cachaça em toda a escultura de cedro. A medida, conforme reza a tradição, é para evitar que a madeira se deteriore ao longo dos anos ou seja alvo dos cupins. Governo lança ação Minas Santa e a política de preservação de bens culturais.

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), quer incluir organizar e estruturar os roteiros de fé no Estado para melhor promovê-los e possibilitar a capacitação de mão-de-obra e nele vai ser incluído o rito de Caeté. (Jornal Opinião – Caeté)

Produtor de Caldas é contemplado com selo

Uma propriedade agrícola produtora de tomates localizada na cidade de Caldas, região Sul de Minas, foi a primeira no estado a conquistar o selo Certifica Minas Hortaliças, concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A certificação de produtos agropecuários e agroindustriais assegura qualidade e sustentabilidade dos sistemas de produção, proporcionando mais competitividade aos agricultores.

“A certificação é extremamente importante porque a partir do momento que conquistamos o selo, temos a certeza de que o produto é de qualidade, pois seguimos critérios obrigatórios como respeito ao meio ambiente e uso correto de defensivos nas lavouras”, garante Laércio Paula da Mata Junior, engenheiro agrônomo e gerente técnico da Terrua Grapes. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br