Coluna MG

Coluna Minas Gerais

13 de março de 2023

Quality research concept with thematic icons. Hand holds a magnifying glass

Poços faz fiscalização em vans

A Prefeitura de Poços de Caldas, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com Guarda Civil Municipal e Policia Militar, iniciaram o período de fiscalização de veículos escolares. Em duas semanas 50 veículos foram fiscalizados, dos quais 9 escolares e 10 fretados foram autuados. Resultando em um número de 17 veículos que foram levados ao pátio credenciado no município. Segundo o Departamento de Fiscalização, a ideia é manter blitzes constantes para abordar as Vans e garantir mais segurança a todos. (Jornal Mantiqueira Online – Poços de Caldas)

Cultura tem verba para Alto Paranaíba

A Amapar (Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba) realizou na semana que passou, no Centro de Convenções do Unipam, o 1º Encontro Regional das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo: Desafios e propostas para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas.

Além de servidores de 53 municípios do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste de Minas, o evento contourecebeu a presença do Secretário de Estado de Cultura, Leônidas Oliveira e de representantes da Secretaria de Estado de Educação. O Secretário Estadual de Cultura anunciou recursos da ordem de R$ 570 milhões para o desenvolvimento de projetos para o setor de Cultura e Turismo. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

TAC prevê que Hospital adote prevenção

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Rio Casca, na Zona da Mata mineira, assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a adoção de medidas para instalação de Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, aprovado pelo Corpo de Bombeiro, na entidade hospitalar.

O projeto deverá ser elaborado em até 60 dias e, após aprovação pelos órgãos competentes, executado no prazo de 18 meses. O acordo estabelece que, enquanto o sistema não for efetivamente implantado, o hospital se obriga a adotar todas as medidas cabíveis de prevenção. (Jornal Folha Patense – Patos de Minas)

Sul tem Curso de Classificação de Café

O Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG iniciou, na semana passada, o tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café. Após uma paralisação de dois anos, em decorrência da pandemia, a iniciativa retornou com força total nas dependências da sede da entidade. O curso é realizado apenas uma vez por ano e será promovido entre os meses de março a maio, sempre às terças e quintas-feiras. O objetivo é promover e valorizar o tema café, onde o aluno vai aprender a classificar o grão, além de degustar variados tipos de bebida para a escolha do primordial produto. (Gazeta de Varginha – Varginha)

Lei proíbe realização de corrida de cães

Há quase um ano parado na Câmara Municipal de Uberlândia, um projeto de lei que proíbe a realização de corrida de cães em Uberlândia foi aprovado na semana que passou. A proposta segue agora para sanção do prefeito Odelmo Leão. De autoria da vereadora Liza Prado, o projeto faz uma alteração no art. 2º, da Lei nº 12.404/2016, que trata de sanções e penalidades administrativas para pessoas que praticam maus-tratos aos animais, proibindo a realização de corridas competitivas ou atividades extenuantes de mesma natureza utilizando cães. A proposta exclui as ações correlacionadas aos órgãos de segurança pública (Jornal Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Rede de Notícias do Sindijori MG | www.sindijorimg.com.br