Coluna MG

Mais 5 mil pessoas aguardam transplante

COLUNA MINAS GERAIS

6 de outubro de 2021

Mais de cinco mil pessoas aguardam por um transplante de órgãos em Minas Gerais. Os dados são do MG Transplantes e contabilizam os registros feitos até o início de setembro deste ano. Além da queda gradativa no número de doações, a recusa familiar também aumentou. No estado, 50% das famílias entrevistadas para a doação esse ano se negaram a autorizar o procedimento. Antes, esse número chegava a 30%. Dos 5.234 pacientes que estão na fila para transplante de órgãos em Minas, mais de 50% precisam receber um rim. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Empresas do Vale do Aço na Mercopar

Quatro empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico Vale do Aço estarão na maior feira de inovação e negócios do setor metalomecânico da América Latina, a Mercopar, entre 5 e 7 de outubro, em Caxias do Sul (RS). O evento é oportunidade de conexão entre pequenas, médias e grandes organizações do segmento, nacionais e internacionais, além de apresentar tendências e tecnologias para a inovação na indústria. Durante o evento, os representantes das empresas vão participar de atividades de capacitação e de rodadas de negócios. (Diário de Caratinga)

Limpeza de estrada

Por meio do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga informa que promoveu, durante a segunda quinzena do mês de setembro, serviço de limpeza na região da tradicional Estrada das Lavadeiras, hoje denominada avenida Amazonas, desde as imediações do bairro Horto até o Bom Jardim. Com a mobilização de diversos trabalhadores e o apoio de uma pá-carregadeira e caminhões basculantes, o trabalho envolveu capina manual no meio-fio, limpeza de sarjetas e canaletas de drenagem pluvial, além do recolhimento de nada menos que 266 toneladas de lixos, terras e entulhos lançados indevidamente no trecho. (Diário do Aço – Ipatinga)

Outubro Rosa no TJMG

Pelo 9º ano consecutivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais de Montes Claros aderiu ao “Outubro Rosa”, campanha de mobilização para conscientização e combate ao câncer de mama. A ação envolve magistrados, servidores, terceirizados e estagiários na luta contra uma das doenças que mais mata mulheres no país, mas que apresenta alto índice de cura se for detectada a tempo. O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Bruno Terra Dias, destaca que o engajamento à campanha contra o câncer de mama é fundamental não apenas na Corte Mineira, mas em toda a sociedade. “As ações preventivas são de suma importância, ainda mais neste período de pandemia”, afirma o desembargador. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Motoristas descartam greve

Motoristas de ônibus aceitaram por unanimidade proposta salarial em assembleia ontem e colocaram fim à possibilidade de greve no transporte coletivo de Uberaba. A decisão agora será comunicada às concessionárias e ao Ministério Público do Trabalho, que intermediou a fase final das negociações salariais. O índice de reajuste pleiteado pela categoria era de 9,86%. Em audiência na semana passada, as empresas de transporte coletivo concordaram com um percentual de 9%, aplicados de forma progressiva até o início de 2022. A proposta foi acatada em assembleia. Pela proposta, 5% de reajuste será aplicado retroativo ao salário de julho dos motoristas do transporte coletivo. (Jornal da Manhã – Uberaba)