Coluna MG

Montes Claros incentiva preservação

5 de agosto de 2022

Está sendo promovido, em Montes Claros, através do programa de crédito ambiental, a preservação dos recursos naturais, a proteção das nascentes e o melhoramento das condições ambientais da fauna e da flora, bem como de todo o ecossistema. Os proprietários de áreas rurais recebem, pelo Ecocrédito, duzentos e setenta e sete reais por hectare preservado. A compensação é feita com a entrega de cédulas especiais que podem ser usadas no pagamento de tributos municipais – IPTU, ISS, ITBI e Taxas Municipais. As cédulas já são aceitas em algumas lojas de produtos agrícolas. Criado através da Lei Municipal nº 3.545, o programa alavanca, com seus incentivos, a preservação ambiental. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Varginha debate descarte de materiais

Os vereadores da Comissão Especial e Permanente de Meio Ambiente, do Bem Estar Animal e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Varginha se reuniram com o prefeito Vérdi Lúcio Melo e representantes de empresas de caçambas. Em discussão estava a questão de encontrar um local apropriado para a destinação dos resíduos da construção civil, que até hoje não existe um lugar específico para esse fim em Varginha. “A reunião foi muito produtiva e esse é um pedido do setor há anos. Agradecemos ao prefeito Vérdi por nos ter recebido e ouvido a solicitação dos empresários”, disse Joãozinho Enfermeiro. (O Debate – Varginha)

 

Grupo Arco Íris tem atividades no Hospital

O Grupo Arco Íris retomará suas atividades no Hospital Gedor Silveira. O anúncio foi feito pela presidente da organização voluntária, Natália Maria de Sousa Oliveira Ladeira que confirmou ser este mais um gesto de doação realizado pelas integrantes do grupo. A intenção é manter o propósito inicial em se trabalhar ações assistenciais e atender pessoas e famílias carentes. Segundo a presidente, entre algumas ações, o grupo promove bazar e bingo beneficentes, tudo advindo de doações, cuja renda é convertida, dentre outros, em fraldas geriátricas, kit higiênico, kit roupas e kit de bebês, doados às alas do SUS da Santa Casa de Misericórdia, CTI, UTI, neonatal, berçário, pediatria e maternidade. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

 

Alunos no ‘Câmara em Visita’

No mês de julho, 16 alunos do Poços Promove Jovem estiveram na Câmara, acompanhados da psicóloga Josiele de Cássia Pereira e da orientadora social Luíza de Almeida Cagnani, responsáveis pelas oficinas do projeto. Os estudantes foram recebidos pelos vereadores Luzia Martins e Douglas Dofu. O Poços Promove Jovem é realizado pela Associação Criança Feliz em parceria com a Secretaria de Promoção Social. São atendidos adolescentes de 14 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS. No projeto, é abordado como tema principal a inserção do jovem no mercado de trabalho, de modo que ela se torne mais igualitária. (Mantiqueira Online-Poços de Caldas)

 

Crea-MG reforça fiscalização em cidade

Uma força-tarefa para fiscalizar a atuação profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências está sendo realizada em Patrocínio. A blitz, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), vai percorrer cerca de 130 obras e empresas na cidade. O objetivo das blitze, que contam com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, é potencializar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes. O inspetor-chefe do Crea-MG em Patrocínio, engenheiro civil e de telecomunicações Arthur Roque Dias, explica que a fiscalização é necessária para impedir a atuação de pessoas inabilitadas e, assim, proteger a população. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

 

Festa dos Mineiros volta a acontecer

A Praça da Matriz em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, volta a ser palco da centenária Festa dos Mineiros. A tradicional celebração, realizada há mais de 120 anos, está na agenda de eventos oficiais do município. Pela primeira vez, nos anos de 2020 e 2021, a festa não aconteceu por causa da Pandemia de Covid-19. Lucilene Magnas Alves, uma das organizadoras da Festa dos Mineiros, conta que a não realização do evento foi difícil para a comunidade do distrito. “Não foi fácil para ninguém, né? Mas tínhamos que obedecer e cumprir com as regras do mundo todo. […] Mas, está aí a nossa tradicional Festa dos Mineiros em 2022. O sentimento é de paz e de amor por realizar essa festa juntamente dos meus parceiros, o casal Conceição e Veto. Sentimento de dever cumprido”, explicou. (O Liberal – Ouro Preto)