Coluna MG

COLUNA MG

8 de maio de 2024

Foto: Reprodução

Tecnologia israelense no saneamento de GV

A Águas de Valadares, concessionária responsável pelo saneamento da cidade, apresentou o plano de ação dos primeiros 100 dias de atuação da empresa na cidade. A empresa atua há apenas 30 dias no município e já realizou mutirões para solucionar problemas relacionados ao abastecimento de água e vazamento de esgoto. A empresa anunciou que  reativará reservatórios que não estavam sendo utilizados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Além disso, a empresa pretende instalar na cidade um sistema israelense de detecção de vazamentos, que previne, inclusive, pontos frágeis de toda a rede. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Mariana doa para escoteiros

Um dia histórico para o  Grupo Escoteiro 134 Gemar. No último sábado (04), a Prefeitura da Primaz de Minas doou para a instituição um casarão para que o grupo possa construir sua sede. Fundado em 14 de abril de 2016, o grupo de escoteiros de Mariana vinha se empenhando para a aquisição de um espaço próprio, onde pudesse realizar suas atividades de escotismo. A sede, além de oferecer um ambiente acolhedor e seguro para as atividades regulares do grupo, também será o centro de todas as iniciativas do 134 Gemar, como reuniões, treinamentos e eventos comunitários. (O Liberal – Ouro Preto)

Feira Literária do Autor Montes-clarense

Montes Claros se prepara para a terceira edição do Flam! (Feira Literária do Autor Montes-Clarense), que começou dia 6 de maio no Centro Cultural Hermes de Paula. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura e é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários da Unimontes, em parceria com academias de letras locais. Com lançamentos de livros, peças teatrais e bate-papos literários, a programação promete movimentar a cidade durante toda a semana, oferecendo diversão e cultura para todos os públicos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Carreta levará doações para gaúchos

A fotógrafa Mislaine Mendonça, comovida por vídeos que retratavam a tragédia vivida pelos gaúchos, mobilizou a cidade de Arcos em uma campanha de doações. Em parceria com voluntários e o Arcos Clube, a iniciativa já arrecadou toneladas de donativos, que serão enviados em uma carreta até Porto Alegre, RS. O transporte tem capacidade aproximada de 30 toneladas, porém isso não significa 30 toneladas de doações, porque a maioria dos donativos são roupas e roupas são mais leves. As doações serão levadas na tarde do dia 7 de maio. (Correio Centro Oeste – Arcos)

Copasa envia ajuda para Rio Grande do Sul

A Copasa enviou uma equipe de 22 especialistas e 1.300 caixas de água potável para auxiliar no saneamento das cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuvas. Os técnicos estão focados em restabelecer o funcionamento das estações de tratamento de água e realizar manutenções elétricas e hidráulicas nos equipamentos danificados. A empresa reitera seu compromisso em ajudar a população gaúcha durante essa tragédia, disponibilizando apoio contínuo e monitoramento das operações. (DiviNews – Divinópolis)