31 de agosto de 2024
Ao todo, o período de propaganda política em Passos terá o total de 2.938 inserções nas programações das emissoras de rádios. Na rede será o total de 10 minutos por dia./ foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – A Coligação Passos Pra Cima, do prefeito Diego Oliveira (PSD), terá o maior tempo de propaganda política no município, com quase cinco minutos por dia. Por partido, o PL ficou com a maior fatia no horário eleitoral, com seis minutos e meio e 455 spots diários. No município, a propaganda eleitoral será veiculada em emissoras de rádio.
O Horário Eleitoral Gratuito teve início nesta sexta-feira, 30, e vai até o dia 3 de outubro, três dias antes das eleições municipais de 2024.
A propaganda será transmitida entre 7h e 7h10 e 12h e 12h10, sendo que, a Coligação Passos Pra Cima (PP, União, PSD, Republicanos e PDT) terá o tempo de 4 minutos e 54 segundos por dia. A coligação tem 205 candidaturas.
Já a Coligação Seriedade e Respeito por Passos (PL e Podemos), da candidata Simone Cristina (PL), terá 2 minutos e 56 segundos, com 117 candidaturas. E a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), do candidato Rodney Malveira (PT), terá 2 minutos e 10 segundos diários, com o total de 81 representantes.
Em relação à distribuição de tempo ao cargo de vereador na propaganda de rede, cada candidatura terá o tempo de 20 segundos diários.
A ordem de exibição da propaganda na rede neste sábado, 31, será em 1º Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), em 2º Coligação Seriedade e Respeito por Passos (PL e Podemos), e em 3º Coligação Passos Pra Cima (PP, União, PSD, Republicanos e PDT). A ordem entre os candidatos ao cargo de prefeito será alternada todos os dias.
Segundo a Justiça Eleitoral, as coligações/federações dos três candidatos à Prefeitura de Passos têm direito ainda a 2.938 inserções durante a programação das emissoras de rádios, sendo 1.443 spots destinados aos candidatos da Coligação Passos Pra Cima, totalizando o tempo de 20 minutos e 37 segundos ao dia; 866 spots às candidaturas da Coligação Seriedade e Respeito por Passos, totalizando 12 minutos e 22 segundos; e 629 inserções para os representantes da Federação Brasil da Esperança, com o total de 8 minutos e 59 segundos diariamente.
Conforme a ata da cerimônia pública para distribuição do horário eleitoral, ficou definido, por unanimidade, pelos partidos/federação/coligações e emissoras de rádios que os spots para inserções serão padronizados exclusivamente em 30 segundos e as sobras de tempo das peças publicitárias dentro do horário eleitoral serão desprezadas.
Segundo consta na ata da cerimônia pública para distribuição do horário eleitoral, após debates mais aprofundados sobre a natureza dos serviços disponibilizados pela Web TV Passos, ficou definido que o veículo de comunicação, por ser de caráter web, não teria condições técnicas de se adequar aos requisitos jurídicos definidos pela legislação. Dessa forma, ficou prejudicada a transmissão de propaganda em TV no município de Passos, ficando apenas a cargo das emissoras de rádios.
Inserções por partidos
O Partido PL terá o maior tempo de inserções durante as programações das emissoras de rádios, com 6 minutos e 30 segundos e 455 spots diários para os candidatos ao cargo de vereador.
A Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) terá 377 inserções e 5 minutos e 23 segundos de tempo dos spots diariamente, seguido por União Brasil (281 inserções e tempo de 4 minutos e 1 segundo); PP (229 inserções e 3 minutos e 16 segundos); PSD (207 inserções e 2 minutos e 57 segundos); MDB (207 inserções e 2 minutos e 57 segundos); Podemos (102 inserções e 1 minuto e 28 segundos); e PDT (98 inserções e 1 minuto e 24 segundos).
Paraíso
A coligação Transparência e eficiência para o trabalho continuar, do prefeito de São Sebastião do Paraiso, Marcelo Morais, terá 5 minutos e 21 segundos no horário eleitoral gratuito no município.
Em seguida aparece a coligação Experiência com inovação, que tem como candidato a prefeito Alex Rossetti (PV), com 4 minutos e 38 segundos.
Em relação aos vereadores, o PSD é o que detém maior tempo com 1 minuto e 58 segundos, seguido pelo Republicanos, 1 minuto e 53 segundos. Avante e Solidariedade terão os menores tempos, ambos com menos de 20 segundos cada.