Destaques Música

Celso e Nathany na Casa da Cultura

25 de janeiro de 2024

Celso Faria se apresenta nesta sexta com a bailarina Nathany França, na Casa da Cultura./ Foto: Divulgação.

MÚSICA

O violonista Celso Faria e a bailarina Nathany França se apresentam nesta sexta-feira, 26, no Anfiteatro da Casa da Cultura de Passos, no recital de violão solo em comemoração aos trinta anos de sua carreira, com entrada franca. Ao longo destes trinta anos de carreira, Celso Faria já se apresentou diversas vezes em Passos, seja em recitais de violão solo, ou dividindo o palco com grandes atrações da música clássica.

A primeira apresentação pública dele (um recital de violão solo) foi promovida pelo Departamento de Educação e Cultura e pela Prefeitura Municipal de Passos (no Anfiteatro da Casa da Cultura), dia 28 de janeiro de 1994, às 21h. Assim como desta vez, o violonista se fez ouvir por diversas vezes na cidade empunhando somente seu violão.

Celso relacionou recentemente alguns trabalhos realizados com a presença de outros musicistas: recital de violão e piano, com Tânia Mara de Souza Lima, no auditório do 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (1997); solista frente a Orquestra de Câmara de Itaúna, regência de Charles Roussin, na Igreja de São José (2014); idealização e produção do “I Festival de Música de Câmara de Passos” – participaram os seguintes músicos: o bandolinista e compositor homenageado Nelson Salomé, os cantores Carolina Claret, Mariana Redd, Wellington Vilaça e Thiago Roussin, a flautista Militza Franco e Souza, o violinista Frank Haemmer, o pianista Maurício Veloso, além de Celso (violão), na Capela do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos (2018); recital de dois violões com Fernando Araújo, no “2º Festival Nacional de Teatro de Passos”, no Palácio da Cultura (2018); lançamento do seu CD “Recital Mineiro – obras de Carlos Alberto Pinto Fonseca e Arthur Bosmans” – participaram o soprano Lilian Assumpção, o bandolinista Nelson Salomé e Celso (violão), na Capela do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos (2019); participação nas lives “Cilinho Siqueira & Convidados”, e “Cilinho Siqueira & Convidados II”, realizadas de forma virtual.

Celso fez parte do projeto “Roteiros da Fé” – para o Grupo Folha da Manhã – produção de material escrito e audiovisual sobre todos os templos católicos da cidade de Passos – também trabalharam neste projeto a jornalista Adriana Dias, o droner Douglas Arouca e o engenheiro de som Denilson Cesar Reis. Disponível nos canais digitais do jornal (2020-2021); novo arranjo musical do “Hino ao Senhor Bom Jesus dos Passos” (Pe. Ronoaldo Pelaquin), transmitido pelos canais digitais da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos – também participaram neste projeto o cantor Cássio Vasconcelos, o flautista Silas das Mercês, a jornalista Adriana Dias, o droner Douglas Arouca, o engenheiro de som Denilson Cesar Reis e o empresário Clesio Marques (2021); o concerto “Celso Faria e Quarteto de Cordas”, no “51º Festival Nacional da Canção” – participaram os seguintes músicos: Alexandre Kanji e Frank Haemmer (violinos), Micha Bugaev (viola), Lucas Barros (violoncelo), além de Celso (violão). Realizado de forma virtual e transmitido pelos canais digitais do festival (2021); sarau “Cinco Séculos de Música e Dança”, com a bailarina Nathany França, na NF Dance School e o recital do Duo Descordas (violino e violão), com Ana Zivkovic, na “1ª Festa da Música”, no Teatro Gustavo José Lemos (ambos em 2023). Celso Faria foi condecorado com a medalha “Ordem do Mérito Legislativo”, pela Câmara Municipal de Passos-MG (2022).