Destaques Esporte

CBF suspende duas rodadas do Campeonato Brasileiro

16 de maio de 2024

Foto: Reprodução

PASSOS – No fim desta quarta-feira, 15, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a interrupção do Campeonato Brasileiro por duas rodadas. Em comunicado oficial, a entidade explicou que atendeu ao pedido de 15 dos 20 times que disputam a Série A.

As rodadas adiadas correspondem à 7ª e 8ª, programadas para os próximos dois fins de semana. Coincidentemente, essas datas coincidem com os jogos das equipes gaúchas – Grêmio, Internacional e Juventude -, os quais já estavam suspensos até o dia 27 de maio. Se não houver alterações, a competição retornará no dia 1º de junho, com a disputa da 9ª rodada.

Na última segunda-feira, os 11 clubes da Liga Forte União emitiram uma declaração pública solicitando a suspensão do Brasileirão. Eles receberam o apoio adicional do Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. Os cinco clubes que optaram por não apoiar a paralisação foram Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.

Na sexta-feira anterior, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, havia afirmado que a decisão sobre a suspensão seria deixada aos clubes. Consequentemente, a entidade convocou o Conselho Técnico da Série A para o próximo dia 27. Contudo, a demora em marcar a reunião gerou críticas à entidade. O vice-presidente do Grêmio, Antônio Brum, chegou até mesmo a qualificar a data do Conselho como uma “brincadeira de mau gosto”.

Clubes que pediram a suspensão: Atlético Clube Goianiense; Atlético Mineiro SAF; Club Athletico Paranaense; Criciúma Esporte Clube; Cruzeiro Esporte Clube SAF; Cuiabá Esporte Clube SAF; Esporte Clube Bahia SAF; Esporte Clube Juventude; Esporte Clube Vitória; Fluminense Football Club; Fortaleza Esporte Clube; Grêmio Football Porto Alegrense; SAF Botafogo; Sport Club Internacional; Vasco da Gama SAF.