9 de novembro de 2024
Os estaduais devem começar na primeira semana de janeiro, enquanto o Brasileirão começaria em março / Foto: Reprodução
PASSOS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está planejando alguns ajustes importantes no calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2025. Entre as mudanças propostas, está o início antecipado do Campeonato Brasileiro para março, e uma paralisação durante o período do Mundial de Clubes da FIFA, que acontecerá de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.
A intenção é evitar conflitos entre o campeonato nacional e as competições internacionais, especialmente para os clubes brasileiros que disputarão o Mundial: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o campeão da Libertadores de 2024, entre Atlético e Botafogo.
Outro ponto da proposta é o ajuste dos campeonatos estaduais, que devem começar já na primeira semana de janeiro, liberando o calendário mais cedo. A ideia é finalizar os estaduais antes da primeira Data FIFA de março, garantindo assim menos interferências nas competições.
As alterações foram discutidas com os clubes e apresentado pela diretoria de competições da CBF, com o apoio do presidente Ednaldo Rodrigues. Com essas mudanças, além da atualização do calendário nacional, os clubes que não estão envolvidos no Mundial poderiam fazer intertemporadas, excursões ou até mesmo férias para os jogadores.
A CBF também destacou que a preservação das datas FIFA, sem coincidência de jogos do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil, é uma prioridade. Em 2024, o calendário coincidiu com a Copa América, obrigando os clubes a jogarem desfalcados.
A proposta de novo calendário ainda será oficializada, mas reflete um esforço para otimizar a organização do futebol brasileiro e melhorar a participação dos clubes em competições internacionais.