15 de maio de 2024
Atlético-GO, Palmeiras e Flamengo são contra a paralisação / Foto: Reprodução
PASSOS – A CBF convocou uma reunião do Conselho Técnico Extraordinária para 27 de maio, com os presidentes dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para tratar da possibilidade de paralisação do campeonato por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
Internacional, Grêmio, Juventude e demais equipes gaúchas que disputam as divisões de acesso do Brasileiro tiveram as partidas adiadas justamente até 27 de maio.
Atlético-GO, Flamengo e Palmeiras já se posicionaram contra a paralisação. Os clubes chegaram a oferecer suas estruturas para as equipes gaúchas treinarem até terem condições de voltar a jogar em seus próprios estádios.
“A gente entende que, continuando a trabalhar, exercendo as atividades, podemos ajudar mais ainda do que ficando parado”, disse Bruno Spindel, diretor de futebol do Flamengo.
Já o diretor do Palmeiras, Anderson Barros, citou o exemplo da pandemia quando também paralisou. “Será que a melhor forma é com a paralisação do futebol? O Palmeiras deu exemplo na pandemia e estamos sempre preocupados com o que representa o futebol para todos. Essa tragédia só poderá ser superada com muito trabalho e dedicação”, disse.
Clubes do bloco da Liga Forte União: Athletico-PR, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza, Fluminense, Internacional, Juventude e Vasco, quanto da Libra: Atlético e Grêmio, são favoráveis à suspensão dos jogos.
Bahia, Bragantino, Corinthians, Vitória e São Paulo ainda não se posicionaram oficialmente.
Tragédia
As fortes chuvas do Rio Grande do Sul deixaram ao menos 143 mortos. Diante das enchentes, que afetaram mais de 2 milhões de pessoas no estado, gaúchos têm buscado refúgio com parentes ou amigos em outros estados, como Santa Catarina