Destaques Meio Ambiente

Cássia inicia segunda etapa do projeto de plantio de árvores

5 de março de 2024

Prefeitura prevê o plantio de 200 mudas de cinco espécies de árvores./ Foto: Divulgação.

CÁSSIA – A Secretaria de Obras e Infraestrutura de Cássia iniciou nesta semana a 2ª etapa do projeto de plantio de árvores em área urbana. A ação tem a participação do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).

Segundo a prefeitura, o projeto consiste no plantio de 200 mudas de árvores no 1° semestre de 2024, com as seguintes espécies: Oiti, Flamboyant Mirim, Jacarandá Mimoso, Resedá Mirim e Ipê Mirim. O primeiro local beneficiado com o plantio de árvores foi a Escola Municipal Allan Kardec

De acordo com a prefeitura, na 1° etapa do projeto foram plantadas 100 mudas, beneficiando os seguintes locais: avenida Doutor Tito (subida Santuário), avenida Humberto de Almeida (ao lado do Cemitério) e trechos da avenida Santa Rita.

Para a 2ª etapa, além da Escola Allan Kardec, a prefeitura prevê o plantio de mudas na creche Municipal Gasparina Castro Silva, na avenida Antonio Lemos, em trecho da avenida Dr. Tito, na rua da Liberdade (calçada E.E. Melo Viana), trecho da rua Paulo Gama, na praça Tomé Machado, na rua Quartzo e na rua Helena Guerra (canteiro da Rodoviária Municipal).

Conforme ainda a prefeitura, o projeto surgiu diante do crescente aumento das médias de temperatura anual no município, percebida com maior intensidade nos núcleos urbanos. Assim, arborizar a cidade é aliar forças na regulação do microclima e proporcionar aumento na qualidade de vida dos moradores e, neste caso, também aos estudantes das escolas que receberão o projeto.

Manejo Clínico

Nesta terça-feira, 5, reuniram-se na Casa da Cultura do município o especialista em Políticas e Gestão da Saúde, atuante na Superintendência Regional de Saúde de Passos e na Coordenação de Atenção à Saúde, Sr. Gilmar Antônio Batista Machado, para uma palestra sobre Manejo Clínico.

Representantes médicos e de enfermagem dos municípios que compõem a microrregião de Cássia (Capetinga, Claraval, Ibiraci, Delfinópolis, Cássia), nos segmentos da Atenção Primária, Pronto Atendimento e Instituto São Vicente de Paulo, além dos Coordenadores da Vigilância em Saúde e Epidemiológica e Assistência Farmacêutica do município de Cássia, também estiveram presentes no encontro.

Segundo a prefeitura, os palestrantes trataram da importância do manejo adequado da doença para prevenção de agravamento e óbito por dengue, além das questões de prevenção da doença.

Unidade de saúde

A partir desta quarta-feira, 6, a Prefeitura de Cássia implementa o funcionamento de uma unidade de saúde específica para atendimentos de casos suspeitos ou confirmados de dengue. A equipe de saúde atende de segunda a sexta, das 7h às 19h, na rua Santa Cruz, nº 430, no bairro Novo Mundo.

Segundo a prefeitura, o atendimento no ESF vai realizar a entrega de medicamentos prescritos pelos médicos, que são disponibilizados na Farmácia Popular.