Destaques Educação

Carmo é selecionado para projeto de proteção às crianças

29 de agosto de 2023

Projeto “Construindo Números” é voltado para os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental./ Foto: Divulgação.

C. R. CLARO – Carmo do Rio Claro foi selecionado para fazer parte da “Rede Primeira Infância” de Minas Gerais, projeto que visa apoiar e orientar os municípios no processo de elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância, documento fundamental para a garantia de políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, promoção da igualdade étnico-racial, desenvolvimento urbano, moradia e outros direitos e garantias fundamentais para as crianças com até seis anos de idade.

Segundo a prefeitura, dos 853 municípios mineiros, apenas 105 foram selecionados em todas as regiões do estado. Carmo faz parte do grupo 5 com outros 15 municípios do sul e sudoeste de Minas Gerais.

De acordo com a prefeitura, o primeiro encontro da “Rede Primeira Infância” foi realizado na última sexta-feira, 25, e os próximos estão marcados para os dias 5 e 6 de setembro.

Conforme ainda a administração, a “Rede Primeira Infância” é um foro de articulação aberto à participação de organizações e pessoas que atuem direta ou indiretamente na promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos dessas crianças, como etapa inicial do desenvolvimento do ser humano, que tem como missão articular e mobilizar organizações, pessoas e meios de comunicação para garantir e promover os direitos desse público-alvo, nos termos do artigo 227 da Constituição Federal, tendo o Plano Nacional pela Primeira Infância, como referência para as políticas públicas nas esferas federal, estaduais, municipais e distrital.

Campeonato de Matemática

O projeto “Construindo Números”, elaborado pela Secretaria de Educação de Carmo do Rio Claro, está em andamento no município, com o objetivo de envolver os alunos, família e comunidade em um projeto pedagógico voltado para a disciplina da Matemática, de uma forma lúdica e atrativa.

Segundo a secretaria, o projeto é destinado aos alunos da rede municipal, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental.

Conforme o cronograma, durante esta semana estão sendo realizado nas escolas as etapas classificatórias que devem determinar os representantes de cada escola para a etapa final, que será promovida no 16 de setembro, no hall da Secretaria Municipal de Educação (antiga prefeitura), localizado na Praça Dona Maria Goulart, nº37.

De acordo com a secretaria, a primeira etapa é realizada dentro das salas de aula. Na segunda fase, os melhores alunos de cada sala disputam as semifinais no pátio da escola. Já a etapa final é disputada pelo melhor aluno de cada escola e em cada uma das três categorias, sendo 4º e 5º ano, 6º e 7º ano e 8º e 9º ano.