9 de outubro de 2024
Passos, o maior colégio eleitoral da região, renovou 45% dos vereadores para a próxima legislatura./ foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – As Câmaras dos 27 municípios da região terão uma renovação de 62,44% nas cadeiras do Legislativo a partir de 2025. Das 245 vagas disponíveis, 153 serão ocupadas por novos parlamentares e as outras 92 continuam com os que foram reeleitos para os cargos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Passos serão cinco novos vereadores: Professor André Albino (PSD), Professor Wender (PL), Milton Silva (PSD), Belinha do Jorge (PL) e Iran Parreira (PP), o que representa 45,45% das 11 vagas disponíveis.
Em São Sebastião do Paraíso, cinco vereadores vão assumir uma cadeira a partir do ano que vem e, que não estão na atual legislatura, o que corresponde também em 45,45% do total. São eles: Tatuzinho (PL), Roney Vilaça Investigador (PSD), Daiane Andrade (Mobiliza), Marcão (PSD) e Lais Carvalho Advogada (Solidariedade).
Em Piumhi, quatro vereadores vão estrear na legislatura 2025/2028, o que corresponde em 44,44% das nove vagas. Os novos eleitos são: Lúcio da Ambulância (União), Fernando Detetive (PSD), Segundinho (PSB) e São Rock (PL).
De acordo com o resultado divulgado pelo TSE, o município de Cássia foi o que teve a maior renovação no Legislativo, com oito vereadores (88,88% das nove vagas). O único veterano será Dinaldo Machado (PSD).
Seis municípios da região renovaram sete vereadores (Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Doresópolis, Jacuí, Monte Santo de Minas e São Roque de Minas).
Já o município de Fortaleza de Minas renovou apenas três vagas no Legislativo (Renan do Hospital, Sargento Ronaldo e Adriano Queiroz, todos do PDT.